12.07.2011Camerata faz concertos em São Paulo e Campos do Jordão

 

A Camerata Antiqua de Curitiba segue neste fim de semana para São Paulo, onde faz duas apresentações. O primeiro concerto, no sábado (16), às 12h30, integra a programação do 42º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Será uma apresentação ao ar livre, na Concha Acústica da Praça do Capivari, um dos pontos mais movimentados do festival. Domingo (17), às 11h, a Camerata estará na capital paulista para um concerto na Sala São Paulo – Estação Júlio Prestes, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), considerada a melhor sala de concertos da América Latina.

Com patrocínio da Volvo, o grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba levará um repertório variado de composições, com ênfase nos compositores eruditos brasileiros – Lindembergue Cardoso, Emmanuel Coelho Maciel, Dimitri Cervo, Edmundo Villani-Côrtes e Heitor Villa-Lobos. Completam o programa da Camerata uma sinfonia de Felix Mendelssohn-Bartholdy e composições de Eric Whitacre e George Gershwin.

De acordo com o maestro e diretor artístico Wagner Polistchuk, trata-se de um repertório de fácil assimilação pelo público que frequenta o festival e as sessões matinais da Sala São Paulo. “Temos as Bachianas Brasileiras nº 9, de Villa-Lobos, numa versão para coro e orquestra que só nós fazemos”, diz. Também são conhecidas as seleções da ópera “Porgy and Bess”, de Gershwin, que terá como solistas a soprano Darci Almeida e o barítono Marcelo Dias.

A Camerata se apresentou no ano passado no Festival de Campos do Jordão e o sucesso da apresentação fez com que um novo convite fosse feito este ano. O maestro Wagner Polistchuk, além de trombonista da OSESP, é há vários anos professor do festival. “A Camerata estará se apresentando em palcos por onde passam grandes orquestras brasileiras. Para o grupo curitibano será uma vitrine do importante trabalho que vem desenvolvendo”, afirma Polistchuk.

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar