Notícias
29.07.2019Camerata de Curitiba emociona o público em concerto histórico em São Paulo
Cerca de cinco minutos de entusiasmadas palmas na melhor sala de concertos do Brasil coroaram as comemorações de aniversário dos 45 anos da Camerata Antiqua de Curitiba. Com grande público, próximo de mil pessoas na Sala São Paulo, o concerto histórico regido pelo maestro Luis Otávio Santos, no sábado (27/7), integrou a programação do 50º Festival Internacional de Campos de Jordão.
Esse é o quarto ano consecutivo que o grupo é convidado para participar do Festival. Além do aniversário dos 45 anos da Camerata e 50 do Festival, a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), também comemorava seus 20 anos de existência.
Datas importantes que se destacaram ainda mais nas vozes e acordes dos músicos. Esteve presente prestigiando o grupo, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro. “A Camerata se apresentar numa das salas de concerto mais importantes do país revela a ótima qualidade do grupo. Para Curitiba é uma satisfação mostrar um dos grandes símbolos da sua cultura musical”, comentou a presidente.
Ainda dentro do maior festival de música erudita da América Latina, a Camerata se apresentou no Auditório Claudio Santoro, em Campos de Jordão, na sexta-feira (26/7).
Repertório
No programa obras que demonstraram o virtuosismo e a excelência do grupo, e resgataram sua história. Um mergulho na música de George Friedrich Händel com a execução de emblemáticas obras: Concerto grosso em Lá maior, Op. 6 nº 11 e a peça sacra “Dixit Dominus”, realizada sempre em momentos de grande relevância da Camerata, desde a sua fundação pelo maestro Roberto de Regina e pela cravista Ingrid Müller Seraphim.
As cantoras Graciela Oddone (soprano) e Cecília Amancay Pastawski (mezzo-soprano) vieram da Argentina para enriquecer a apresentação. O público também pode conferir os solos do contratenor Paulo Mestre, do tenor Sidney Gomes e do barítono Cláudio de Biaggi.
Programação de aniversário
Esse mesmo Programa foi executado em Curitiba, nos dias 5 e 6 de julho, na Capela Santa Maria, e no dia 7, no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe, mas as vozes e os acordes dos cantores e instrumentistas das Camerata também ecoaram para todo o Brasil, com a transmissão ao vivo pela TV Evangelizar.
“É a Camerata atingido todos os públicos”, afirmou o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr.
“A continuidade deste trabalho de qualidade que o grupo vem representando, é o que garante a consolidação da marca e do trabalho da cultura em Curitiba”, disse Galvão Jr.
O resultado artístico e a programação dos concertos de aniversário da Camerata foram elogiados pelo maestro. “Esta foi a comemoração ideal e merecida! A união da obra que marca o grupo, e a dedicação de corpo e alma dos músicos gerou um lindo concerto. O público percebeu o clima de festa que estávamos no palco”, explicou Luis Otávio Santos.
Reconhecimento
Especialistas da área estiveram presentes e destacaram o grande crescimento na qualidade musical que a Camerata conquistou nos últimos anos.
Arthur Nestroviski, diretor artístico do Festival e da Fundação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) comentou o apoio. “A Camerata é a cara e a alma da cidade de Curitiba. Projetos como esse são a evidência viva do resultado quando se apoia a educação e cultura em longo prazo”.
“Esse festival é a vitrine dos melhores projetos musicais do país e a Camerata vem há 45 anos prestando um serviço relevantíssimo à música brasileira. Sempre é um prazer enorme receber um trabalho dessa qualidade e tão bem feito”, acrescentou Marcelo Lopes, diretor executivo da Fundação OSESP.
O aniversário da Camerata também foi comemorado pelo violonista Fábio Zanon. O excepcional músico assistiu e ficou impressionado com o concerto. “A Camerata é um monumento da música brasileira, sem ele não faríamos um repertorio importantíssimo, com um senso de estilo e devoção. Estou supercontente com o que vi neste palco, para ficar na memória”, garantiu.
Também estiveram presentes o diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba, maestro Abel Rocha, e a coordenadora de música do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Janete Andrade.
Emoção
Cativa da Sala São Paulo, a empresária paulista Vera Lafer elogiou a sonoridade do espetáculo. “Achei de uma delicadeza maravilhosa, parabéns para a Camerata e que venham mais 45 anos”.
O médico da Universidade de São Paulo, Gabriel Serva, que acompanha todos os anos a programação do Festival, ficou surpreso com a apresentação. “Sensacional. Fiquei impressionado com os músicos, esse concerto superou todas as minhas expectativas”.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas