22.12.2020 Camerata apresenta “Noite Feliz” em concerto on-line na véspera do Natal

Uma das mais famosas canções natalinas, Noite Feliz, será apresentada pela Camerata Antiqua de Curitiba em seu concerto on-line na noite desta quinta-feira (24), véspera de Natal. Este será o sexto de uma série de vídeos gravados pelo grupo especialmente para o período natalino. O vídeo será exibido às 20h, no Facebook da Capela Santa Maria – Espaço Cultural e no Facebook da Fundação Cultural de Curitiba

O vídeo foi gravado separadamente pelos instrumentistas e cantores da Camerata. Vozes e instrumentos foram reunidos por meio de edição digital, respeitando os protocolos de emergência sanitária. A canção tem arranjo de Bogdan Dragan, regência de Mara Campos e Martinho Lutero Klemann, e direção de áudio e vídeo de Bruno Haller. A solista convidada é a soprano Ana Paula Machado.

“Noite Feliz” de Franz Xaver Gruber, surgiu de uma encomenda feita em 24 de dezembro de 1818, pelo padre austríaco Joseph Mohr ao amigo organista Franz Xaver Gruber para que compusesse uma melodia para um dos seus poemas escrito dois anos antes. Nascia assim Stille Nacht, Heilige Nacht, uma das mais famosas canções natalinas, traduzida para mais de 300 idiomas e conhecida em português como Noite Feliz. Naquela noite, Mohr e Gruber executaram a música pela primeira vez durante o serviço da Igreja de São Nicolau em Oberndorf bei Salzburg, na Áustria. Hoje, a canção é quase onipresente no Natal, figurando desde 2011 na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

A gravação em vídeo é uma realização do Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

Vídeo da Camerata Antiqua de Curitiba – Noite Feliz
Estreia dia 24 de dezembro, quinta-feira, às 20h