04.06.2013Camerata apresenta concerto didático para crianças

O programa Alimentando com Música, criado pela Camerata Antiqua de Curitiba com o objetivo de difundir entre as crianças a linguagem da música erudita, estreia nesta semana um novo espetáculo. O concerto didático Diário musical de uma bailarina traz um repertório de músicas clássicas e populares executadas pelo coro e orquestra da Camerata, além de uma série de recursos cênicos e educativos que promovem a interação com o público infantil. O espetáculo será apresentado até 7 de junho (sexta-feira), na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, em sessões exclusivas para alunos da rede municipal de ensino, e no dia 8 de junho (sábado), em duas sessões abertas ao público em geral. 

O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Fundação de Ação Social (FAS). Nesta temporada de 2013, a Camerata escolheu um programa com obras do cancioneiro infantil da música popular brasileira, escritas por compositores como Vinícius de Moraes, Toquinho, Chico Buarque, Wilson Simonal, e músicas que fazem parte do repertório erudito, como um madrigal do compositor italiano Adriano Banchieri. No repertório de música popular brasileira, os arranjos foram criados pelo músico Marco Aurélio Koentopp. A direção musical e a regência são de Maria Antonia Jimenez, enquanto a direção cênica está a cargo do ator e diretor Maurício Vogue.

Neste novo espetáculo, a bailarina, interpretada pela atriz Giovana de Lyz, e o seu diário, personificado pelo ator Renet Lyon, são responsáveis por conduzir as crianças ao mundo da música, ensinando as diferenças de formas e sons dos instrumentos de uma orquestra e as variações de timbres das vozes de um coro. “Com esse concerto, estruturado de forma cênica e educativa, a Camerata Antiqua de Curitiba contribui para despertar na juventude possíveis dons e aptidões, formar novas plateias e mostrar o quanto é possível alimentar a alma com música”, diz a coordenadora de Música Erudita da Fundação Cultural de Curitiba, Janete Andrade.

Diretores – A regência do espetáculo é da maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, que assumiu este ano a direção musical do Coro da Camerata. Formada em Regência Coral pelo Conservatório de São Petersburgo (Rússia), Maria Antonia foi convidada, em 1995, pela Fundação Carlos Gomes (Belém do Pará) para ministrar aulas de canto e regência coral. No mesmo ano, fundou o Coro Carlos Gomes, com o qual obteve reconhecimento da crítica especializada e do público, no Brasil e no exterior. Obteve importantes premiações em concursos internacionais de coros na Áustria (2008 e 2010), na Grécia (2006) e na Itália (2002).

O ator e diretor Maurício Vogue ficou responsável pela direção cênica, agregando ao concerto didático a sua experiência em grandes produções teatrais e musicais. Trabalhou ao lado de importantes diretores do teatro nacional, como Marcelo Marchioro, na ópera Barbeiro de Sevilha e nos espetáculos A Flauta Mágica e Lulu uma Dupla Tragédia, Sérgio Brito na ópera Carmem, e Gabriel Vilela em Aurora da Minha Vida. Participou do show Tambores de Minas, com Milton Nascimento, percorrendo o Brasil numa turnê durante dois anos.

Responsável pelos arranjos, o músico curitibano Marco Aurélio Koentopp participa do Alimentando com Música há várias edições. Professor do Curso de Composição e Regência da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, ele destaca a função pedagógica do projeto, que procura sempre levar às crianças um repertório de nível poético e musical mais elaborado. A produção do espetáculo também conta com o trabalho do roteirista, cenógrafo e figurinista Rhenan Queiroz.

Diário Musical de Uma Bailarina – Programa:

Abertura instrumental – Marco Aurélio Koentopp (1968)
Caderno – Toquinho (1946)
Sá Marina – Antonio Adolfo (1947) e Tibério Gaspar (1943)
Contrappunto bestiale alla mente – Adriano Banchieri (1568-1634)
Ciranda da Bailarina – Edu Lobo (1943) e Chico Buarque de Holanda (1944)
Fome-Come – Paulo Tatit e Sandra Peres
Galinha d´angola – Vinícius de Moraes (1913-1980)
Fico assim sem Você – Claudinho e Bochecha
Na carreira – Edu Lobo (1943) e Chico Buarque de Holanda (1944)
Querer é Poder – José Augusto Cougil (1953)

Serviço:
Alimentando com Música – concerto didático Diário de uma bailarina, com a Camerata Antiqua de Curitiba
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Datas:
6 de junho, às 9h30 e 10h30 (para alunos da rede pública de ensino)
5 e 7 de junho, às 14h30 e 15h30 (para alunos da rede pública de ensino)
8 de junho, às 18h30 e 19h30 (para o público em geral). Neste dia os ingressos custam R$ 30 e R$15 (meia-entrada). Gratuito para menores de 12 anos.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar