Notícias
24.05.2017Camerata Antiqua faz concerto gratuito com a pianista Simone Leitão
Obras de Johannes Brahms e Robert Schumann estão na programação do Ensemble de Cordas da Camerata Antíqua de Curitiba, neste sábado (27), em única apresentação, gratuita, às 18h30, na Capela Santa Maria. O Ensemble (conjunto de instrumentos de cordas) será composto por dois violinos, uma viola, um violoncelo e piano. A convidada, Simone Leitão completa o concerto com solos de piano. Este Programa será reapresentado dia 26 de junho,na Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro, único festival da categoria no Brasil, criado pela pianista.
Duas grandes obras da música de câmara do século XIX serão apresentadas. Na primeira parte dedicada a Brahms, os músicos interpretam a obra “Quarteto para piano e cordas nº 1 em Sol menor, Op.”. Estreada em 1861, a obra tem alternância de humores, ora melancólica, ora exuberante, aliada à despreocupação em justificar uma organização formal. Já a obra de Schumann, “Quinteto para piano e cordas em Mi bemol maior, Op. 44” é famosa pelo seu caráter extrovertido. É considerada uma das melhores composições de Schumann.
Simone Leitão é fundadora da agência Brasil Clássica, idealizadora do projeto Academia Jovem Concertante e da Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro. Com carreira internacional, a pianista se apresenta em orquestras nas Américas, Europa e Ásia. Seu repertório é dedicado, especialmente, a Bach, Prokofiev, Rachmaninoff, compositores das Américas e obras contemporâneas brasileiras escritas especialmente para ela.
Neste ano, a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro apresentará a sua sexta edição entre os dias 21 e 26 de junho, com uma série de concertos,masterclasses e workshops. Saiba mais no site: http://www.riomusicweek.com/
Serviço:
ENSEMBLE DE CORDAS DA CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA
Sábado (27), 18h30
Capela Santa Maria Espaço Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro.
Entrada franca
Autor: Comunicação Social
Fonte: Icac
imprimir voltar- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho
- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem
- 24/06/2025 - Cardume Caiçara: instalação com 450 tainhas de vidro feita por pescadores pode ser conferida no MuMA
- 18/06/2025 - Gaúcho da Fronteira: show no Guaíra tem ingresso solidário para Campanha do Agasalho de Curitiba
- 17/06/2025 - Com aporte da Prefeitura, produção de audiovisual curitibano pode receber até R$ 5 milhões
- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito
- 10/06/2025 - Cinemas da Prefeitura exibem mais de 100 sessões do festival internacional de Curitiba
- 10/06/2025 - Exposição de ilustradores de Curitiba comemora centenário de Dalton Trevisan