Notícias
11.12.2012Camerata Antiqua encerra temporada 2012 de concertos com obras natalinas de Bach
Neste fim de semana, a Camerata Antiqua de Curitiba encerra a temporada 2012 patrocinada pela Volvo com o concerto “Cantatas de Advento e de Natal”, reunindo obras de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), tendo como regente convidado o maestro mineiro Luís Otávio Santos. As apresentações acontecem na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h de sexta-feira (14) e às 18h30 de sábado (15).
O programa leva ao público algumas das composições mais admiráveis de Bach, escritas em curto espaço de tempo – uma a cada semana – o que demonstra a excepcionalidade do compositor. “Nesse ritmo acelerado, Bach conseguia compor uma cantata melhor que a outra”, analisa Luís Otávio Santos, que também integra o conselho artístico da Camerata.
No repertório estão três cantatas compostas durante o período em que Bach dirigia atividades musicais na cidade alemã de Leipzig, cargo que passou a ocupar em 1723. São elas: BWV 36 – Schwingt freudig euch empor, BWV 62 – Num Komm, der Heiden Heiland , BWV 121 – Christum wir sollen loben schon, que se destacam pelo dinamismo e interação entre instrumentos e vozes. O compositor alemão tinha como obrigações organizar a programação musical, regência de coro, apresentar uma cantata todos os domingos, e lecionar latim para os jovens.
Vale destacar que Bach compôs três séries inteiras de cantatas, uma para cada domingo e feriado do ano litúrgico de Leipzig. No total foram mais de 300 cantatas, das quais 195 chegaram aos dias atuais. As cantatas de Bach faziam parte de um estilo musical subitamente interrompido com a Revolução Francesa, em 1789. As obras adquiriram os contornos do Romantismo, passaram a ser interpretadas em salas de concerto e não somente nas igrejas. O sistema que difundiu o ensino da música nos conservatórios trouxe a cristalização do gosto musical, padronizado de acordo com a escola romântica.
A intenção do maestro Luís Otávio é resgatar a antiga forma de interpretação, devolvendo a estética interrompida. “Na música antiga, a interpretação é mais retórica, mais eloquente. E a Camerata sempre teve um olhar atento para essas obras”, ressalta. Para Luís Otávio, é importante diminuir o abismo entre os músicos que tocam em orquestras modernas e os que executam música antiga. “Vejo como compromisso a interpretação da música antiga contextualizada”, diz o maestro sobre um trabalho que se convencionou chamar de interpretação historicamente informada, e que teve início em 1950.
O regente – Luís Otávio Santos, regente convidado para o concerto de encerramento da temporada 2012 da Camerata Antiqua de Curitiba, é formado em violino barroco pelo Koninklijk Conservatorium Den Haag (Holanda). Nos 15 anos em que morou na Europa, o músico atuou em destacados grupos, sendo spalla e solista, desde 1992, da renomada orquestra barroca belga “La Petite Bande”, dirigida por Sigiswald Kuijken. Com a orquestra tem realizado turnês por toda Europa, China, Japão, México, Argentina, Colômbia e Chile, além de gravar dezenas de CDs e programas de televisão para as televisões belga, francesa e japonesa.
O músico ainda liderou outros conjuntos europeus, entre eles “Ricercar Consort” (direção de Philippe Pierlot), “Le Concert Français” (direção de Pierre Hantai), “Nederlandse Bachverening” (direção de Gustav Leonhardt) e “Den Haag Baroque Orchestra”. Foi professor de violino barroco na “Scuola di Musica di Fiesole”, em Florença (Itália), de 1997 a 2001, e no “Conservatoire Royal de Musique de Bruxelles”, de 1998 a 2005.
Na sua discografia solo destacam-se a integral das Sonatas de Johann Sebastian Bach, ao lado do cravista Peter-Jan Belder, para o selo holandês Brilliant; As Quatro Estações de Vivaldi com La Petite Bande, pelo selo belga Accent; e as Sonatas para violino de J. M. Leclair, para o selo alemão Ramée, gravação que recebeu o prêmio “Diapason d´Or”, a maior distinção francesa concedida a um registro fonográfico.
Luís Otávio Santos integra o conselho artístico da Camerata Antiqua de Curitiba, além de responder pela direção artística do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (MG), que tem mais de 20 anos de história. Nesse evento é também regente da Orquestra Barroca do Festival, que já gravou nove CDs e um DVD com obras brasileiras e europeias, em registros inéditos no Brasil.
Em 2007, Luís Otávio Santos foi agraciado com o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Governo Federal e o Ministério da Cultura por seu envolvimento com a cultura nacional e reconhecimento à carreira internacional. Também é fundador e coordenador do Núcleo de Música Antiga da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo, no qual ministra aulas de violino barroco desde 2008.
Serviço:
Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Luís Otávio Santos, no encerramento da temporada 2012 de concertos patrocinada pela Volvo. No programa estão “Cantatas de Advento e de Natal”, de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Datas e horários: dia 14 de dezembro (sexta-feira), às 20h; dia 15 de dezembro de 2012 (sábado), às 18h30.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro).
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).
Autor: Assessoria de Imprensa FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 19/05/2025 - Filmes infantis da mostra Olhar de Cinema estarão em cartaz nas salas da Prefeitura
- 15/05/2025 - Festival Internacional de Cinema de Curitiba tem data marcada e ingressos à venda
- 15/05/2025 - Agenda cultural traz dança, teatro e cinema ao ar livre e estreia de exposição digital
- 12/05/2025 - Painéis, igrejas e erva-mate:7 opções de roteiros guiados pelo patrimônio histórico de CuritibaA Fun
- 12/05/2025 - Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
- 12/05/2025 - Aprenda marchetaria, violino e desenho artístico na Rua da Cidadania do Boqueirão
- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes