Notícias
11.11.2014Camerata Antiqua e Coral Curumim em show na Capela
Uma produção em grande estilo marca o fim de semana, com o espetáculo “Música Brasileira e Americana”, executado pela Camerata Antiqua de Curitiba, com a participação do Coral Curumim, sob a regência do maestro paulista Ricardo Bologna. As apresentações acontecem na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h de sexta-feira (14) e às 18h30 de sábado (15), tendo no repertório obras dos compositores brasileiros Claudio Santoro (1919 – 1989) e Camargo Guarnieri (1907 – 1993) e do autor norte-americano Leonard Bernstein (1918 – 1990).
O show, que integra a temporada de concertos 2014 patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, ainda tem como convidados a soprano gaúcha Carla Domingues – que conquistou premiações nacionais e estrangeiras, com apresentações em países da América do Sul e da Europa – e os instrumentistas Zélia Brandão e Marco Aurélio Koentopp (flautas), Vinícius Araújo (guitarra), Marsal Nogueira Pinto (baixo elétrico), Valmir Pegâs (bateria), Luiz Néri (órgão) e Santiago Beis (piano), mais os percussionistas Marcello Casagrande, Vina Lacerda, Juliano Mendes de Freitas e Leonardo Rodrigues. Além deles, os integrante do Coro da Camerata Antiqua, Alexandre Mousquer e Cláudio de Biaggi atuam, respectivamente, como tenor solo e narrador.
O público terá a oportunidade de ouvir obras importantes, executadas por destacados músicos. O “Mini Concerto Grosso para Cordas” foi escrito por Claudio Santoro em 1981 e dedicado aos filhos Gisele, Alessandro e Raffaello, estreando no mesmo ano, com a Camerata do SESI, sob a regência de H. Hiller, em Taguatinga (Distrito Federal). De Camargo Guarnieri foi selecionado “Concerto para Cordas e Percussão”, composto em 1972 a pedido da Orquestra de Câmara Armorial de Pernambuco. A peça, com ausência de instrumentos de sopro, seria um desafio para qualquer compositor, porém o autor a enfrentou com galhardia.
A obra de teatro musical “Mass” (Missa), foi composta por Leonard Bernstein por encomenda de Jacqueline Kennedy, e sua execução fez parte da inauguração do John F. Kennedy Center for the Performing Arts, em Washington (EUA), em 8 de setembro de 1971. John Kennedy foi o primeiro presidente católico dos Estados Unidos, e Bernstein tinha a intenção de compor uma missa tradicional. Entretanto, decidiu por uma forma mais inovadora. O trabalho baseia-se na Missa Tridentina da Igreja Católica Romana, sendo que sua narrativa combina textos em hebraico e latim e também inclui textos adicionais em inglês, escritos por Bernstein e pelo compositor da Broadway, Stephen Schwartz.
“Mass” abraça os musicais da Broadway, ópera, baladas de rock e blues. Provocante e inovadora, a peça é antes de tudo uma celebração da fé humana, mas também questiona a relevância dos rituais, cerimoniais e verdades imutáveis em um mundo moderno, cada vez mais infiel.
O Curumim – Fundado em 1988, o Coral Curumim tem 50 integrantes em sua formação atual, sob a regência e direção musical de Joyce Miriam Todeschini. Meninos e meninas desenvolvem atividades que incluem, além da formação de repertório em vários idiomas, um cuidadoso trabalho de técnica vocal com a supervisão da fonoaudióloga Rosemary Brack.
O grupo participou de importantes produções culturais da cidade, tendo atuado ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná em óperas e concertos produzidos pelo Teatro Guaíra, como Carmem, de Georges Bizet; Carmina Burana, de Carl Orff; Oratorio Liverpool, de Paul McCartney e Carl Davis; La Bohème, de Giacomo Puccini; e Hansel e Gretel, de Engelbert Humperdinck.
O Curumim também foi pioneiro em projetos inseridos no calendário de atrações turísticas de Curitiba, como o Natal do Palácio Avenida, que desde 1991 transforma o prédio histórico em cartão postal da programação de Natal da cidade, atraindo milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. Foi protagonista da ópera infantil Curitim – a Lenda de Curitiba, de 1996, composta pelos paranaenses Edilberto Vasconcelos e Julmar Leardini. O trabalho do Coral Curumim ainda inclui a montagem de espetáculos, nos quais os integrantes atuam como cantores e atores, com arranjos e direção musical a cargo de Carlos Todeschini, tendo Andrezza Prodócimo como pianista correpetidora.
Com participações em diversos CDs de artistas nacionais e também gravações próprias, em 2013 o Curumim lançou o álbum “Aos Que Virão”, que reúne músicas identificadas com o conceito de cidadania planetária, compostas por autores brasileiros, entre eles Milton Nascimento, Arnaldo Antunes, Sá e Guarabira, Caetano Veloso, Celso Adolfo e Guilherme Arantes. No Curumim, a vivência musical acontece associada a outras linguagens artísticas, muitas vezes relacionadas à educação ambiental. Desde a fundação do grupo, os cantores do Curumim têm o hábito de plantar árvores em áreas públicas para comemorar seus aniversários.
O maestro – Nascido em São Paulo, Ricardo Bologna obteve o mestrado em Música, em 1995, no Conservatório de Música de Genebra (Suíça), junto com o “Prêmio de Virtuosidade”. Em 1997, terminou a especialização em Marimba, no Conservatório de Rotterdam (Holanda), no único curso voltado exclusivamente ao ensino desse instrumento. Como regente, estudou em Genebra, com o maestro Laurent Gay (1999); no Rio de Janeiro, com o maestro Roberto Duarte (2000-01); e em São Paulo, com o maestro Ronaldo Bologna.
Em 1990, Ricardo Bologna fundou o Duo Contexto (de percussão), com o percussionista Eduardo Leandro. Com várias premiações, desde 1999 o duo vem realizando concertos na Europa, Estados Unidos e América Latina. Vencedor do II Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2002), Bologna fundou naquele mesmo ano o grupo Percorso Ensemble, especializado na execução do repertório dos séculos 20 e 21, apresentando-se por todo o Brasil.
Serviço:
Apresentações do espetáculo “Música Brasileira e Americana”, executado pela Camerata Antiqua de Curitiba, com participação do Coral Curumim, sob a regência do maestro paulista Ricardo Bologna. Também sobem ao palco como convidados a soprano gaúcha Carla Domingues e os instrumentistas Zélia Brandão e Marco Aurélio Koentopp (flautas), Vinícius Araújo (guitarra), Marsal Nogueira Pinto (baixo elétrico), Valmir Pegâs (bateria), Luiz Néri (órgão) e Santiago Beis (piano), mais os percussionistas Marcello Casagrande, Vina Lacerda, Juliano Mendes de Freitas e Leonardo Rodrigues. Além deles, os integrantes do Coro da Camerata Antiqua, Alexandre Mousquer e Cláudio de Biaggi atuam, respectivamente, como tenor solo e narrador. O show integra a temporada de concertos 2014 patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.
Datas e horários: dia 14 de novembro (sexta-feira), às 20h, e dia 15 de novembro de 2014 (sábado), às 18h30.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro).
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Pagamento somente em dinheiro.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 04/09/2025 - Cine Guarani exibe Retrato de um Certo Oriente e recebe Milton Hatoum para bate-papo
- 04/09/2025 - Cinemas da Prefeitura de Curitiba participam do Ghibli Fest com 14 clássicos da animação japonesa
- 04/09/2025 - Festival da Palavra homenageia Helena Kolody com lançamento de obra inédita da autora
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra de Curitiba reúne 15 encontros com autores nacionais e locais
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 04/09/2025 - Jarid Arraes e Noemi Jaffe dividem mesa no III Festival da Palavra de Curitiba
- 04/09/2025 - Casas da Leitura têm esquenta e esquentinha para o Festival da Palavra de Curitiba
- 03/09/2025 - Do cordel ao slam, Festival da Palavra de Curitiba oferece 38 oficinas gratuitas
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa