Notícias
13.03.2018Camerata Antiqua de Curitiba faz concertos gratuitos em hospital e igreja
A Camerata Antiqua de Curitiba tem uma semana de apresentações gratuitas em uma hospital e uma igreja. A programação faz parte de projetos sociais do grupo que pretende levar a música erudita àqueles que não têm acesso. A agenda começa nesta quarta-feira (14/03), às 10h30, no Hospital das Clínicas.
Na quinta-feira (15/03) a apresentação acontece no período noturno, às 20h, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, do bairro Batel. Os dois eventos são gratuitos.
Os Projetos ‘Música pela Vida’, realizado em hospitais e ‘Concertos nas Igrejas’ contam com uma programação anual, difundindo a música erudita na cidade. “Buscamos nos aproximar ainda mais e mostrar que a música erudita não é tão distante como as pessoas costumam pensar”, adianta a regente destes concertos, Mara Campos. “Nossa proposta é trabalhar a música como terapia”.
A característica e a proposta musical dos projetos também estão refletidas no repertório dos concertos, sendo um apanhado histórico das grandes obras clássicas de compositores estrangeiros e brasileiros, representativos em sua época, como: Ola Gjeilo (1978), Antonio Vivaldi (1678-1741). Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Eric Whitacre (1970) e Edmundo Villani-Côrtes (1930).
Camerata Antiqua de Curitiba
Considerada um dos símbolos musicais da cidade, a Camerata Antiqua de Curitiba foi criada em 1974, pelo maestro Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim. A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista foi enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros, abrindo novas vertentes musicais.
Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, a Camerata Antiqua possui uma trajetória de conquistas e sucessos que se explica pelo empenho de seus integrantes no contínuo aperfeiçoamento de conhecimentos e técnicas musicais, levando o grupo a se destacar nacionalmente pela qualidade e excelência de seu trabalho.
Além do prestígio conquistado, a Camerata Antiqua é também uma verdadeira escola, pois muitos de seus instrumentistas e coralistas realizam carreiras individuais, conquistando prêmios em concursos no Brasil e no exterior.
Serviço:
Camerata Antiqua de Curitiba apresenta “Música pela Vida’ e “Concertos nas Igrejas’
Quarta-feira (14/03), 10h30 – Hospital de Clínicas/UFPR (Rua General Carneiro, 181)
Quinta-feira (15/03), 20h – Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Av. Visconde de Guarapuava, 4.787 – Batel)
Entrada Gratuita
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 17/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe