14.10.2014Camerata Antiqua de Curitiba faz apresentações no Colégio Marista

O Teatro do Colégio Marista Santa Maria recebe a Camerata Antiqua de Curitiba, nesta quarta-feira (15), para três apresentações do concerto cênico “Joaquim e a Escola Imaginária da Música”, que integra o programa “Alimentando com Música”. Os alunos da instituição ganham sessões às 10h, 14h e 15h, repetindo o sucesso obtido no início de outubro, quando o espetáculo tomou conta da Capela Santa Maria Espaço Cultural, com um público de aproximadamente três mil estudantes de escolas públicas.

Criado pela Camerata Antiqua de Curitiba em 1993, o programa “Alimentando com Música” aborda um novo tema a cada ano. Na edição de 2014, o convívio com as diferenças e o respeito aos colegas permeiam a montagem “Joaquim e a Escola Imaginária da Música” que, com a história de Joaquim, um garoto que temia contar aos colegas preferir a música ao futebol, mostra os instrumentos musicais, as vozes e o papel de cada integrante de uma orquestra. As apresentações, estruturadas de forma cênica, têm o comando da maestrina cubana Maria Antonia Jimenéz.

O concerto didático promovido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), conta com importantes convidados. O elenco é composto pelos atores paranaenses Renet Lyon (Joaquim), Giovana de Liz (bailarina Marina) e Rosana Stavis (professora Quero-Quero). A Camerata Antiqua interpreta um repertório variado, com obras de Antonio Vivaldi (1678 – 1741), banda Skank, Toquinho, Celso Pan e Jacqueline Baumgratz, Zequinha de Abreu, Marco Aurélio Koentopp, Fabrício da Rocha e Pedro Fonseca, Carmélia Alves Curvello, Vinicius de Moraes e Toquinho, Cléments Janequin (1485 – 1558), Helio Ziskind, Chico Buarque de Holanda e Edu Lobo, além de canções do folclore brasileiro.

Comemoração dos 40 anos – A Camerata Antiqua de Curitiba volta ao Teatro do Colégio Marista Santa Maria, às 19h desta sexta-feira (17), para um concerto que integra as comemorações dos 40 anos de existência do grupo musical curitibano. Sob o comando da maestrina cubana Maria Antonia Jimenéz, responsável pela direção artística e regência do Coro da Camerata desde 2013, o público terá acesso a um programa que revela a versatilidade da Camerata Antiqua (Coro e Orquestra).

O repertório reúne as composições “Mourão” (para Orquestra de Cordas), de César Guerra Peixe (1914 – 1993); “Suíte Nordestina” (para Coro a cappella), de Ronaldo Miranda (1948); “Va, Pensiero”, da ópera Nabuco (1842), de Giuseppe Verdi (1813 – 1901), com arranjo de Marcelo Schimenes de Oliveira; “Frevo Fugato” e “Sina de Cantador”, de Edmundo Villani-Côrtes (1930), com letra de Júlio Bellodi; “Jesu bleibet meine Freude” (Cantata BWV 147), de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750); e “Hallelujah”, parte de O Messias (1741), de George Friedrich Händel (1685 – 1759), com arranjo de Marcelo Schimenes de Oliveira.

Serviço:
Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba
Local: Teatro do Colégio Marista Santa Maria (Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 98 – São Lourenço).
Datas e horários:
Dia 15 de outubro de 2014 (quarta-feira), às 10h, 14h e 15h, com o concerto cênico “Joaquim e a Escola Imaginária da Música”, sob a regência de Maria Antonia Jimenéz, dentro do programa “Alimentando com Música”.
Dia 17 de outubro de 2014 (sexta-feira), às 19h, em concerto que integra as comemorações dos 40 anos da Camerata Antiqua de Curitiba. A regência é de Maria Antonia Jimenéz.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar