29.07.2010Boi de Mamão toma conta de espaços curitibanos

No período de 29 de julho a 8 de agosto, Curitiba será palco para a encenação do Auto "Boi de Mamão do Paraná", uma versão da tradicional manifestação popular que se encontra de norte a sul do Brasil, apresentado pelo Grupo Mandicuera, de Paranaguá. Serão 30 apresentações gratuitas em diversos espaços espalhados pelas regionais da cidade, como ruas, praças, escolas, centros de referências e parques, que prometem cativar o público.

As apresentações fazem parte da contrapartida do projeto aprovado em 2008 no edital do Mecenato Subsidiado, uma das modalidades do PAIC - Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba.

Encenada em todo o Brasil, a história folclórica do boi sofre modificações dependendo da região. No nordeste é chamada de Bumba meu boi, no norte de Boi bumbá e no sul é conhecida como Boi de pano ou Boi de mamão. Apesar dessas variações, a história do boi é um auto de ressurreição, encenado com alegre coreografia e ao som de uma cantoria contagiante, que encanta e envolve crianças e adultos.

Na história apresentada pelo grupo paranaense, o personagem Pai Matheus (dono do Boi de Mamão) é morto por uma chifrada do Boi durante uma brincadeira. O Boi fica triste, pois não queria provocar a tragédia. Os participantes chamam, então, o Doutor Girão, médico que usa simpatias para ressuscitar o morto. O acontecimento é celebrado pelas pessoas com muita dança e música. O auto também reúne outros personagens, como a Mariola, o Delegado, o Cavalinho, a Vaca e a Bernúncia, que representa um dragão que engole gente.

Confira as datas e locais da encenação do Boi de Mamão do Paraná:

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar