08.01.2011 Biografia de Neyde Thomas é lançada na Oficina de Música

Um concerto que reúne nomes de destaque na música erudita nacional marca o lançamento do livro biográfico “Neyde Thomas vida e arte”, escrito pelo maestro Júlio Medaglia. O espetáculo acontece às 20h30 desta segunda-feira (10), no Teatro Positivo (Pequeno Auditório), e leva ao palco 20 cantores que apresentam árias das principais óperas que Neyde Thomas interpretou em sua carreira. A entrada é franca.

A grande dama do canto lírico brasileiro, presença constante nas edições da Oficina de Música de Curitiba, apreciará a atuação de alguns de seus alunos, que hoje desenvolvem carreira internacional. Sob a direção do maestro Júlio Medaglia, o programa conta com obras de Giuseppe Verdi, Wolfgang Amadeus Mozart, Gaetano Donizzetti, Giacomo Puccini, Jacques Offenbach e Georges Bizet.

Participam do concerto Ariadne Oliveira, Ana Luiza Spadoni, Ana Paula Brunkow, Ana Vargas, Bruna Muggiatti, Candice Marcarello, Claudia Ondrusek, Fátima Castilho, Kalinka Damiani, Luciana Melamed, Liliam Rodrigues, Letizia Etcheverry, Massami Ganev, Natália Áurea, Silvia Suss, Tatiana Figueiredo, Tatiane Reis, sendo que na ária final todas cantam acompanhadas do tenor Miguel Geraldi.

O livro “Neyde Thomas vida e arte” é assinado por um dos mais importantes maestros brasileiros. Júlio Medaglia estudou na Europa e é responsável pela fundação, junto com um grupo de elite de instrumentistas, da Orquestra de Cordas de São Paulo, em 1969. No exterior comandou destacadas orquestras e produziu, na Alemanha, programas de rádio e TV sobre música brasileira. Também é autor de diversas trilhas sonoras para a Rede Globo, além de dirigir a Rádio Roquette Pinto, no Rio de Janeiro. Foi, ainda, diretor do Theatro Municipal de São Paulo e, no final da década de 1990, montou uma orquestra filarmônica de nível internacional em plena floresta amazônica.

A homenageada – Neyde Thomas nasceu em São Paulo e estudou canto com Olga Urbany de Ivanov e repertório com o maestro André Vivante. Estreou na Ópera Rigoletto, de Verdi, no Theatro Municipal de São Paulo. Residiu no exterior por vinte anos, desenvolvendo uma carreira artística internacional após vencer o Concurso Internacional Achille Peri, na cidade de Reggio Emilia (Itália).

A cantora apresentou-se nos maiores teatros e salas de concerto do mundo, com destaque para o Metropolitan Opera House (Nova Iorque), Deutsche Opera (Berlim Ocidental e Oriental), Teatro Angelicum (Milão), Palais de Beaux Arts (Bruxelas), Palácio de La Música - Barcelona, Palácio del Congresso (Madri), Theatro Municipal de São Paulo e Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Contracenou com grandes nomes da ópera, como Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e Cezare Siepi.

De volta ao Brasil, além da carreira artística dedicou-se ao magistério. Atua como professora de técnica e aperfeiçoamento vocal, comandando cursos em diversas cidades brasileiras e do exterior, sendo que muitos de seus alunos desenvolvem carreira internacional. Ostentando o título de “Cidadã de Curitiba”, Neyde Thomas também conquistou em 2002, na cidade de São Paulo, o importante prêmio musical “Carlos Gomes”, na categoria “Universo da Ópera”.

 

Serviço:

29ª Oficina de Música de Curitiba
Concerto em comemoração ao lançamento do livro “Neyde Thomas vida e arte”, de Júlio Medaglia
Data e horário: dia 10 de janeiro de 2011, às 20h30
Local: Teatro Positivo (Pequeno Auditório)
Entrada franca

Realização: Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC)

Patrocínio: Petrobras

 

Mais informações:

www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com
http://twitter.com/oficinademusica
http://www.youtube.com/oficinademusicacwb
http://www.vimeo.com/oficinademusica
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Autor: Lide Multimídia - Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar