13.11.2019Bienal de Quadrinhos: estudantes de Pato Branco assinam revista lançada em noite de autógrafos

Crianças e adolescentes foram os protagonistas da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, que este ano está acontecendo em Pato Branco (sudoeste do estado), como parte da programação da Inventum 2019 – a feira local de ciências, tecnologia e inovação que vai até quarta-feira (13/11), no parque de exposições da cidade. Eles são os autores de uma revista de histórias em quadrinhos, o Gibikids na Escola 2019, e até deram autógrafos.

A revista, que está em exposição no estande da Bienal, faz parte do projeto Bienal Publica Pato Branco e é produto da oficina de 12 horas oferecida para 28 alunos da rede municipal de ensino. A atividade foi realizada em parceria com o Instituto Caranguejo de Educação Ambiental e as secretarias municipais da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os autores da revista têm entre 8 e 14 anos. “Foi incrível. Durante três dias eles mergulharam no universo de criação de HQs (histórias em quadrinhos) e desenvolveram desenhos muito interessantes para a faixa etária de cada um”, disse o coordenador da Gibiteca de Curitiba, Fúlvio Pacheco, que participa do evento.

Gibikids tem 56 páginas. Cada estudante assina duas páginas de histórias, que primeiro foram desenhadas a lápis e, a seguir, feita a versão final com canetas marcadoras. Os desenhos e textos originais de cada um foram mantidos na publicação, divulgada em noite de autógrafos. Cada estudante/artista teve direito a mesa e cadeira para autografar os exemplares para seus convidados e o público em geral.

Fonte: FCC