31.08.2011Bienal de Curitiba apresentará fotos do francês Auguste François

A 6ª VentoSul – Bienal de Curitiba apresentará fotos originais do artista Auguste François, no Museu de Fotografia, de 18 de setembro a 20 novembro. As fotos foram feitas em Assunção, no Paraguai, em 1894 emesmo tendo fotografado no país por apenas um ano, suas fotos constituem um valioso testemunho gráfico da situação local no século XIX. A mostra também inclui uma dezena de negativos de vidro, reproduções e um vídeo documental.

Nascido na França (1857 – 1935), Auguste começou sua carreira como funcionário público, em Arras. Em seguida foi nomeado para assumir funções em Nancy e depois em Paris. Após uma mudança administrativa, foi transferido para o Departamento de Estrangeiro e, assim, iniciou uma carreira diplomática que o levou à América do Sul e ao Oriente. Com exceção do período durante o qual foi cônsul da França no Paraguai (entre 1894 e 1895), Auguste passou a maior parte da sua carreira em missões no Oriente, mais precisamente no Vietnã e na China.

Curioso e um observador incansável, Auguste sentia necessidade de narrar e compartilhar suas experiências com seus amigos parisienses, e mostrou grande talento como escritor. Um fotógrafo apaixonado, ele fez milhares de fotos mostrando a China como ela era antes de ter influências ocidentais. Sua obra constitui um documento completo sobre a sociedade chinesa no final da Dinastia Qing. Munido de equipamento fotográfico e cinematográfico, François viajou todo o sul da China.

 

Serviço:

6ª Bienal de Curitiba - Exposição de fotos do artista francês Auguste François

Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)

Data: de 18 de setembro a 20 de novembro de 2011

Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h.

Entrada franca.

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Lide Multimídia

Compartilhe:

imprimir voltar