08.01.2014Berlinenses do Kuss Quartet eletrizam plateia no Canal da Música

Presença de jovens é comum nas apresentações do grupo, que investem em educação para a música

O Kuss Quartet, grupo de cordas alemão, foi uma das atrações da 32ª Oficina de Música no programa da noite dessa terça-feira (07). O quarteto de Berlim, formado por Jana Kuss (violino), Oliver Wille (violino), William Coleman (viola) e Mikayel Hakhnazaryan (violoncelo), apresentou no Canal da Música uma programação baseada em compositores germânicos clássicos e recentes, como Wolfgang Amadeus Mozart, o romântico de Felix Mendelssohn e o contemporâneo Alban Berg. Este último, aliás, foi acrescentado à programação no dia anterior a apresentação, em substituição “estratégica” a uma peça do compositor polonês Witold Lutoslowski – em dez dias, os músicos participarão da 6ª Bienal de Quartetos de Corda em Paris e Curitiba foi escolhida para a estreia de Berg no repertório do grupo.

A violinista Jana Kuss classificou o público curitibano como caloroso e receptivo. "Eles nos ajudaram, foram silenciosos e compenetrados". Cada nota foi absorvida por um público embevecido e, como recompensa, o quarteto executou uma peça de Tchaikovsky que não estava no programa. A escolha da peça foi pensando no grupo e na plateia. Depois de notas tão densas e rápidas, “ambos precisavam relaxar”, explicou Jana. A espectadora Luciana Ribeiro ficou impressionada com o grupo alemão. Acompanhada das duas filhas pequenas, de 3 e 5 anos, a advogada contou que elas assistem espetáculos de musica clássica com freqüência. “Esta foi uma das melhores apresentações. Incrível, a Oficina de Música está de parabéns!".

A presença de jovens foi muito grande, o que não é algo desconhecido do quarteto berlinense. Pensando na formação desse público, eles investem em apresentações com outros artistas, como cantores de hip hop, e se apresentam em locais que tocam música eletrônica na cidade de Berlim. Jana Kuss explica que é um projeto para resultados á longo prazo. “Estamos aprendendo, tentando entender esse público.” E completa que ainda se surpreende com a preferência dos jovens pela música clássica contemporânea como Berg, em detrimento ao pai do quarteto de cordas, Franz Joseph Haydn.

Espectadora ilustre – A clarinetista americana Mariam Adam, que havia se apresentado na Capela Santa Maria pouco antes, compareceu para prestigiar os colegas. "Fiquei maravilhada com o segundo movimento de Mozart, eles demonstraram muito bem a sua técnica".

A musicista integra importantes grupos de câmara e, como solista, é constantemente requisitada para master classes em festivais de música dos Estados Unidos, América Latina e Europa. Mariam também teceu elogios ao público que compareceu à Capela para sua apresentação. “Prestavam atenção, sabem ouvir. Foram muito educados.” A americana, que está ministrando o curso de clarinete na Oficina de Música, estende os elogios aos estudantes. “Jovens ou um pouco mais experientes, eles trocam experiências, é muito interessante.” Está muito satisfeita com a oficina.

Oficinas – Os músicos do quarteto alemão estão ministrando cursos dentro da 32ª Oficina de Música e ainda é possível inscrever-se em todas as modalidades: Violoncelo – Mikayel Hakhnazaryan, Violino – Jana Kuss e Oliver Wille e Viola – William Coleman. Porém o curso não é voltado a iniciantes, é necessário que os alunos que já tenham conhecimento dos instrumentos. Caberá aos professores a definição se o aluno será ativo ou ouvinte.

Contato: oficinademusica@fcc.curitiba.pr.gov.br
Mais informações sobre a 32ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br

 

Veja mais fotos da apresentação em http://goo.gl/uupdpn
 

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: FCC

Compartilhe:

imprimir voltar