17.11.2010Bandas Necropsya e Novo Pacto no TUC

As bandas paranaenses Necropsya (rock/metal/trash) e Novo Pacto (rock/pop/gospel) são as próximas atrações do projeto Bandas Fora da Garagem que acontece, respectivamente, na próxima sexta-feira (dia 19) e sábado (dia 20), às 20 horas, no TUC. Os shows, com entrada franca, dão continuidade ao projeto "Bandas Fora da Garagem" - financiado pelo Fundo Municipal de Cultura e Prefeitura de Curitiba - que realiza até dezembro a produção musical e artística de doze bandas de garagem em atividade na cidade de Curitiba.

Formada por Henrique Vivi "Monalisa" (baixo e vocal), Bertol (guitarras) e Celso Costa (bateria), a banda Necropsya nasceu em 2001 com a proposta de tocar covers de heavy metal como Sepultura, Pantera, Metallica, Megadeth, Anthrax, etc. Em 2003 começaram a compor um material próprio que, aos poucos ia sendo apresentado nos shows ao vivo. Em 2007 lançaram um cd independente, chamado Roars.

Hoje o som da banda é definido pelos seus integrantes como heavy metal com várias influências híbridas dentro das várias vertentes no estilo com influências do funk (americano), do blues e do rock n' roll, criando uma identidade musical bem particular. Assim como a sonoridade, as letras das músicas do Necropsya fogem um pouco do padrão estereotipado do heavy metal e buscam falar mais sobre temas como conflitos e problemas pessoais, reflexão sobre problemas urbanos e assuntos políticos em geral.

No show do TUC a banda vai apresentar suas composições próprias entre elas "Stars and Stripes" um heavy metal com letra que comenta sobre o como a guerra parece ser indiferente ao povo de um país. Tem também "Prisioned" com uma levada de guitarra mais melodiosa que guia a música toda, e fala de conflitos internos. E também a música "Determinação" com uma pegada mais forte na bateria e com letra, em português, que fala sobre o como é necessário empenho e ser determinado para vencer qualquer obstáculo, por mais doloroso que seja.

Novo Pacto - Sábado, dia 20 é a vez da banda gospel Novo Pacto que já tem cinco anos de estrada. É formada por Syrio Cabral no vocal, Gabriel Amorin na bateria, João Paulo Martinez na guitarra base e backing, Moises Siqueira na guitarra solo e backing e Helder Cardoso no contra-baixo e backing. A banda tem como proposta musical levar a mudança de pensamento e atitude, por meio de canções como mensagens religiosas, com uma pegada Rock and Roll.

Os integrantes comentam que em suas músicas falam da vida com Cristo de uma forma diferente. Buscando mostrar a realidade urbana, guerras, os conflitos pessoais e como lidar com eles. A pegada musical é o rock com linhas de guitarras mais trabalhadas e uma cozinha como se diria mais "pesada".
Entre as canções que serão apresentadas estão a música "Naquela Tarde", que fala do sentimento do encontro com nosso poder Superior; "Filho Pródigo" que fala de como somos quando estamos longe de Deus; e "Minha Alma Clama por Paz" que descreve que mesmo em tempos de paz estamos em guerra, seja em nosso interior ou exterior.

O projeto - Além do show, cada banda fez a gravação em estúdio de um CD com cinco músicas, numa tiragem de 200 cópias. O músico Vadeco, responsável pelo projeto conta que a iniciativa do Astrolábio Música Áudio e Multimídia vem ao encontro da proposta do edital Bandas de Garagem da Fundação Cultural de Curitiba. "Nossa ideia é fazer o processo de produção de bandas independentes nos moldes e na metodologia adotada por profissionais de produção musical. Isso contribui para o amadurecimento das bandas de garagem", afirma. Assim, cada banda selecionada vai ter apoio na escolha de repertório, microfones e técnica de gravação, desenvolvimento de releases e ensaio fotográfico entre outros auxílios para dar um suporte e uma experiência mais profissional.

O critério de seleção levou em conta o conceito diversidade musical. Assim, ele e o músico Jorge Falcón se dividiram com as bandas para acompanhar os ensaios e todos os processos de produção, gravação mixagem e masterização dos discos. "Nossa intenção foi selecionar as bandas de estilos distintos, pois assim atenderíamos diversas tribos fazendo deste um projeto com possibilidade de difusão abrangente, misturando estilos podemos atender os mais variados segmentos musicais", finaliza o músico.

Bandas Fora da Garagem

Apresentação da banda Necropsya
Data e horário: Dia 19, sexta-feira, às 20h

Apresentação da banda Novo Pacto