25.06.2015AVISO DE PAUTA - Início do trabalho de restauro da escultura de Tomie Ohtake

A Coordenação de Acervo da Fundação Cultural de Curitiba inicia na próxima segunda-feira (29), às 14h30, o processo de restauro da escultura de Tomie Ohtake instalada Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural. A obra em concreto tem 11 metros de altura e foi criada especialmente para Curitiba, em 1996, para celebrar o centenário de amizade Brasil-Japão.

 "Não gosto de coisas pequenas, nem de pintar com a ponta dos dedos. Uso o corpo todo", disse certa vez a artista Tomie Ohtake, que faleceu 12 de fevereiro com 101 anos de idade. 

Início do processo de restauro da escultura de Tomie Ohtake
Data: 29/06/2015 – segunda-feira
Horário: das 14h30 às 17h
Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural - entrada da Rua Calixto Razolini
Fontes para entrevista: Maria Isabel Soppa – Coordenadora de Acervo da FCC
Cristina Herrera – Coordenadora do Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural

Sobre a artista - Considerada a “dama das artes plásticas brasileiras”, Tomie Ohtake chegou ao Brasil em 1936 e só começa a pintar aos 40 anos de idade, construindo uma trajetória como poucos artistas brasileiros conseguiram. Os anos 1960, quando se naturalizou brasileira, foram decisivos para a sua maturação como pintora originária da abstração informal. 

Além da pintura e da gravura, Tomie realizou esculturas em grandes dimensões para espaços públicos e, desde a 23ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1995, quando teve uma sala especial de esculturas, vem expandiu sua produção tridimensional. Hoje, 27 obras públicas de sua autoria fazem parte da paisagem urbana de algumas cidades brasileiras. 

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar