18.12.2018Auto de Natal do Largo da Ordem e Anunciação se despedem na quarta

Quarta-feira (19/12) é a última chance de moradores e turistas acompanharem O Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização, no Largo da Ordem. A seção extra começa às 20h30, no Centro Histórico, e é um programa imperdível repleto de figurinos, luz, som e efeitos especiais para narrar o nascimento de Jesus Cristo. Também é destaque da agenda do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais a última apresentação da Anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria na Catedral de Curitiba.

Na sede da Administração Regional da CIC, às 15h30, ocorre a apresentação de violão de professores e alunos do curso da Fundação Cultural de Curitiba na regional. As aulas ocorrem na Casa da Leitura Paulo Leminski, também localizada no bairro, e os músicos e mentores prometem emocionar o público com um repertório de músicas natalinas para toda a comunidade.

A Catedral de Curitiba recebe a última encenação do Evangelho de Lucas, capítulo 1, que descreve a Anunciação do Anjo à Virgem Maria. A apresentação, baseada no episódio bíblico, narra o sentimento, a expectativa e a comoção pela resposta da Mãe de Jesus Cristo. A encenação ocorre nas escadarias da Catedral, logo após a missa das 18h.

Superprodução
Outro espetáculo que se despede da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais é O Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização, a partir das 20h30, no Centro Histórico. Com roteiro e direção de Edson Bueno e participação de 15 atores, incluindo Luiz Carlos Pazzelo no papel de arauto, o espetáculo gratuito é uma verdadeira superprodução em clima de ópera da Fundação Cultural de Curitiba que destaca passagens bíblicas do nascimento de Jesus Cristo.

A primeira cena, com toques de sinos por todo o Largo da Ordem, ocorre na sacada do Palacete Wolf, sede do Instituto Municipal de Turismo, na Praça Garibaldi. Do alto da janela, o arauto e os emissários anunciam o nascimento de Jesus. Na segunda cena, na sacada do Solar do Rosário, os Reis Magos apontam a Estrela de Belém. Na terceira, o arauto reaparece na Igreja Presbiteriana e anuncia o Natal e o Anjo Gabriel recita trechos da Carta aos Coríntios.

Depois, as atenções se voltam para as janelas da Casa Hoffmann. De lá, o Anjo do Teatro e o Anjo do Circo (numa referência às artes) anunciam o nascimento de Cristo. É quando o Anjo da Ópera, um tenor, canta “Ave Maria” ao vivo. A última cena externa ocorre na Igreja da Ordem, onde o arauto recita versos de Isaías ao som de Aleluia de Handel.

Flâmulas e guirlandas coloridas, além de uma estrela de Belém de três metros “iluminando” a Casa da Memória, embelezam ainda mais os prédios históricos por onde passa a apresentação, que tem duração de 40 minutos. Às 19h30 e 21h, ocorre ainda apresentação do coral Atmen Chor, de Joinville (SC) no Memorial de Curitiba.
_________________________________________________________________
Principais atrações desta quarta-feira (19/12) do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais
15h30 – Apresentação de violão na Administração Regional da CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460, CIC)

18h45 – Anunciação do Anjo à Virgem Maria, na Catedral de Curitiba (Praça Tiradentes, S/N, Centro)