05.12.2019Aula inaugural nesta terça dá largada à Oficina de Música de 2020

Uma aula demonstrativa e concerto no Instituto Paranaense de Cegos, na próxima terça-feira (10/12), dará a largada para 37ª Oficina de Música de Curitiba, evento que acontecerá de 15 a 26 de janeiro.

A edição de 2020 da Oficina de Música homenageia os 250 anos de Ludwig van Beethoven, compositor que perdeu a audição com o passar dos anos. Serão apresentações e cursos de inclusão da pessoa com deficiência, além de execução das principais obras de Mozart em concertos.

A aula inaugural seguida de apresentação dos alunos do professor Luiz Amorim, responsável pelos cursos inclusivos da oficina, será às 13h50 e é aberta ao público e músicos interessados.

“A ideia é que esse evento antecipado chame a atenção para a proposta inclusiva da Oficina de Música e mais pessoas possam participar desses cursos”, disse Marino Galvão Jr, diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, um dos realizadores do evento.

O que está por vir
A aula inaugural apresentará um panorama do que será oferecido. Entre elas, a vivência das etapas de produção de uma obra para apresentação em espetáculos, desde a escolha do repertório e os procedimentos de adequação das músicas aos intérpretes até a apresentação em público.

Nesta 37ª edição, a Oficina de Música oferece quatro cursos na categoria especial, três deles ministrados por Amorim. O professor é violinista e idealizador do Música Tátil, projeto que desenvolve de forma voluntária e busca estabelecer em Curitiba um serviço de apoio à formação musical profissionalizante de pessoas com deficiência visual.

“O segmento de pessoas com deficiência visual é famoso por músicos como Stevie Wonder e Andrea Bocelli, mas vivemos uma realidade em que os cursos não são preparados para nos atender”, afirmou Amorim.

Ainda tem vagas abertas e cursos são grátis
Na categoria especial, dois cursos ainda estão com vagas abertas. Fundamentos do Sistema Braille e da Musicografia Braille se destaca pelos conteúdos como História da Grafia Braille, Lógica das Claves, Sinais de Intensidade e Alterações, Barras de Compasso e de Repetições.

Com apenas duas vagas, o curso Monitoria Voluntária – Fundamentos do Sistema Braille e da Musicografia Braille apresenta noções sobre convivência com pessoas com deficiência visual, seu sistema de escrita e sua partitura em relevo.

Para alunos com deficiência, as oficinas inclusivas serão isentas de taxa de inscrição, que pode ser feita pelo site www.oficinademusica.org.br. Depois de se inscrever, será gerado automaticamente um boleto, que não precisa ser pago. Basta enviar um e-mail (oficinademusica@fcc.curitiba.pr.gov.br) informando a condição da deficiência visual, os dados da inscrição com o boleto não pago.

Parceria
A 37ª Oficina de Música de Curitiba tem patrocínio master da Caixa Econômica Federal. Tem o apoio cultural da Família Farinha e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), apoio master do Teatro Guaíra e PUCPR. O evento é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e governo federal por meio da lei federal.

Serviço: aula inaugural da 37ª Oficina de Música de Curitiba
Data: terça-feira (10/12)
Local: Instituto Paranaense de Cegos (Av. Visc. de Guarapuava, 4186 – Centro)