Notícias
11.09.2013 Audiovisual encerra primeira rodada do Papo de Classe
A primeira rodada dos encontros do Papo de Classe, promovidos pela Fundação Cultural de Curitiba, encerrou nesta terça-feira (10), com o debate entre o presidente Marcos Cordiolli e representantes da área de audiovisual. Ao todo foram nove encontros, realizados nas últimas semanas, com os diferentes segmentos artísticos – música, artes cênicas, circo, dança, literatura, artes visuais, novas linguagens, fotografia e audiovisual.
Cordiolli abriu o encontro fazendo um diagnóstico detalhado dos problemas enfrentados pelo setor, ponderando sobre as dificuldades do poder público de atender de forma imediata as demandas da classe, mas também apresentou perspectivas e uma série de projetos que pretende implementar na difusão, formação, incentivo à produção e adequação de espaços para o cinema. “Nossa intenção é discutir, debater as demandas, para construirmos juntos a política para o audiovisual”, disse.
Ex-diretor da Ancine – Agência Nacional do Cinema, Marcos Cordiolli conhece o setor, e colocou como uma de suas metas o reforço das políticas locais com ações fortes junto ao Ministério da Cultura. Uma delas é operar em Curitiba o sistema Cine Mais Cultura, criando espaços para exibição de filmes com equipamentos de projeção digital. Segundo o presidente da FCC, a ideia é incentivar a formação de cineblubes e contribuir com um circuito municipal alternativo de pelo menos dez salas. Também se pretende reativar o Cine Luz e dar início à construção do Cine Passeio.
Cordiolli foi questionado pelo cineasta Frederico Neto, um dos participantes do encontro, sobre as condições efetivas de se criar novos espaços quando os já existentes, como a Cinemateca e o Cine Guarani, carecem de manutenção. O presidente reconheceu que há problemas estruturais e melhorias serão feitas no ano que vem, quando haverá previsão orçamentária. Mas destacou que a ênfase das ações se dará sobre a difusão, sempre no sentido de formação de público e democratização do acesso à cultura, daí a preocupação de expandir os locais de exibição, além de recuperar os espaços já existentes. A Cinemateca, na sua opinião, deve reconquistar a sua credibilidade e voltar a ser um centro de referência.
Outros assuntos foram abordados com produtores e cineastas que também se manifestaram, entre eles João Krefer, Paulo Biscaia, Luiz Roberto Meira e Salete Sirino (presidente da Avec – Associação de Cinema e Vídeo do Paraná). Outros temas em debate foram o avanço na digitalização do acervo e na pesquisa sobre o audiovisual paranaense, a retomada dos trabalhos da Film Comission para regulamentar e facilitar o processo de obtenção de licenças de uso dos espaços para filmagens, a preocupação com as plataformas digitais, a retomada do projeto de criação de uma rádio e televisão pública municipal, o apoio a mostras e festivais temáticos, o apoio às produções independentes, a forma de participação dos representantes do setor no Conselho Municipal de Cultura, a criação de editais voltados à crítica de cinema, entre outros.
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba