01.12.2010Atrações culturais na Rua da França

Como parte das comemorações dos 65 anos da França em Curitiba, a Aliança Francesa, a Câmara de Comércio da França – Brasil e a Comunidade Francesa de Curitiba promovem em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, a “Rua da França”, um festival gastronômico e cultural no dia 4 de dezembro, a partir das 12h.

A programação prevê atividades culturais e artísticos, aulas de culinária e de língua francesa, de sensibilização à cultura, oficinas e jogos.

Segundo a diretora da Aliança, Laure Gyselinck, o dia “será um festival gastronômico e cultural com objetivo de deixar os participantes mais perto da terra conhecida pelos os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Nosso objetivo é realizar um evento típico da França, nos moldes do primeiro, que aconteceu na abertura do Ano da França em Curitiba, em 2009, proporcionando contato com a cultura francesa, além de divulgar o savoir faire da gastronomia, empresas e as instituições francesas em Curitiba”, explicou.

Na grade de atividades estão previstos atividades culturais como oficina de pintura e shows musicas. Com a temática: “1905, um verão em Collioure” (que ensinará técnicas pra reproduzir obras de Matisse e Derain) as artistas plásticas Valérie Lonchambon e Mélanie Grande Sanders ensinarão todos os segredos dos clássicos da pintura universal.

A partir das 12h30 a cantora suíça Edith de Camargo cantará um repertório de música popular francesa, acompanha por um acordeom. O clássico La Vie En Rose, imortalizada na voz de Edith Piaf, é uma das músicas selecionadas, por representar um marco da cultura musical da França.

A exposição fotográfica “Curitiba – Francesa” irá mostrar uma experiência fotográfica da França pelas ruas de Curitiba, com “clics” de Sylvain Bureay e Luciano Cezar. Outra exposição que chama a atenção é a de bonecas que irá retratar a evolução da moda no País: “História do Vestido na França da Idade Média aos anos 50”, de Thérèse Aubreton (pesquisa histórica) e Fernanda Gomides. As visitas serão guiadas pela própria pesquisadora.

Durante todo o dia as crianças terão atividades no “Espace Enfants”. Meninas e meninas farão visitas virtuais por Paris, com a ajuda de pequenos guias. Depois, com auxilio da preparação de “crepes” franceses, com diferentes recheios típicos e seus nomes, será travado o primeiro contato com a língua. Depois irão conhecer Paris com o auxílio da Bruxa Onilda e fecharão o dia pronunciando o nome.


Serviço:

Rua da França

Local: Frente à sede da Aliança Francesa - Rua Prudente de Morais, 1101

Data: 4 de dezembro

Horário: 12h às 18h

Informações: 41 3223 4457 ou através do email: info@afcuritiba.com.br

http://www.afcuritiba.com.br

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Aliança Francesa

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar