Notícias
01.08.2022Até domingo, Memorial de Curitiba é palco da cultura ucraniana
Até este domingo (31/7), uma maratona de apresentações de grupos folclóricos ucranianos de várias regiões do Paraná, Santa Catarina, Paraguai, Argentina e Canadá vão encher de colorido e de danças tradicionais o Memorial de Curitiba. As apresentações acontecem das 9h às 18h. O artesanato, outra forte identidade da comunidade ucraniana, também marca presença no espaço.
As apresentações e exposições integram as celebrações do centenário da Sociedade Ucraniana do Brasil e do Dia da Ucrânia, organizadas pelo grupo folclórico Barvinok com apoio da Fundação Cultural de Curitiba.
No 1º andar do Memorial, uma exposição de trajes típicos de diferentes regiões da Ucrânia. “É sempre motivo de alegria celebrar marcos importantes na história da imigração, pois celebrar a memória dos imigrantes é preservar a história de Curitiba”, disse Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, na abertura do evento.
Na solenidade, tanto o cônsul da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikoski, como o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk, destacaram a importância das manifestações culturais, especialmente nesse momento de sofrimento que o país europeu enfrenta pela guerra com a Rússia.
“É mais do que a celebração de uma comunidade no Brasil, é uma demonstração de solidariedade e de união dos povos ucranianos, porque essa guerra não é apenas militar, ela também é cultural”, disse Vitório Sorotiuk.
A primeira apresentação foi do grupo canadense Pavlychenko Folclorique Ensemble. Pelo palco do Pavilhão Étnico do Memorial vão passar os seguintes grupos: Sonhachnek, de Cascavel; da Associação Vesna, de Roncador; Spomen, de Mallet; Fialka, de União da Vitória; Molodh, de Paulo Frontin; Soloveiko e Tchoven, de São José dos Pinhais; Barvinok e Poltava, de Curitiba; Ukrainska Duchá, de Itaiópolis, Vesná, de Mafra; Ballet Ucraniano Roksolana, de Misiones, Argentina; Ballet Prolisok del Centro de Danzas Ecem e Grupo Folclórico Ucraniano Kolos, do Paraguai.
Também participaram da abertura a presidente do grupo folclórico Barvinok, Solange Orestes; presidente da Associação Interétnica do Paraná, Rogério Flor; a cônsul de Luxemburgo, Andrea Vianna e a da Espanha, Blanca Hernando Barco; o arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana, Dom Jeremias Ferens; O arcebispo metropolitano da Igreja Greco Católica Ucraniana, Dom Volodomer Koubetch.
Dia da Ucrânia em Curitiba – 100 anos da Sociedade Ucraniana do Brasil
De sábado (30/7) a domingo (31/7), das 9h às 18h
Local: Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79, São Francisco)
Entrada gratuita
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba