Notícias
16.01.2014As primeiras grandes notas da fase MPB
Ivan Lins e o Vocal Brasileirão abrem a segunda fase da Oficina de Música de Curitiba com apresentação de gala e fazem o povo dançar
Foi um SHOW – assim mesmo, com todas as letras maiúsculas. O cantor e compositor Ivan Lins apresentou-se na noite dessa quarta-feira (15) para mais de duas mil pessoas no Teatro Guaíra, como convidado do grupo Vocal Brasileirão. Juntos, eles apresentaram os grandes sucessos de Lins, como “Meu País”, “Novo Tempo”, “Lua Soberana” e “Vitoriosa”, que foi cantada em coro pela plateia.
E foi ao som de “Desesperar jamais” que Antonio José Bittencourt, 76, saiu sambando do auditório Bento Munhoz da Rocha Netto. O professor aposentado ainda não havia assistido ao show e, animadíssimo, não poupava elogios. ”Fascinante, maravilhoso!” Há quatro anos ele começou sua iniciação musical no Conservatório de Música Popular Brasileira e, hoje, faz aulas de canto, percussão, trompete e piano. E vibrou muito com a atuação do Grupo Vocal Brasileirão. “Alguns são meus professores no Conservatório. Estou muito feliz!”
Edna Pereira dos Santos, funcionária pública, e o pintor Luiz Pereira dos Santos, também não haviam assistido Ivan Lins ao vivo.
Conheciam as músicas, “mas nunca tinha visto ele de pertinho. Foi emocionante!” conta Luiz. Edna não conhecia o teatro Guaíra e virou fã: “virei sempre que for possível”, planeja. E completa: “ainda vou ver um show do Djavan aqui”. Adão Motta e a dona de casa Sueli de Araújo Motta, sua esposa, também estavam encantados com o show. Vieram comemorar 43 anos de casamento – “só podia ser ouvindo Ivan Lins”, diz Sueli. Frequentam a oficina há uma década e já têm agendado outros espetáculos da Oficina.
Titi Barros é músico e fã: “tenho várias coisas do Ivan Lins em casa e é um prazer estar aqui”. Ele já assistiu a shows do cantor e também foi prestigiar outros músicos que estavam tocando. Apreciou tudo que viu e ouviu, mas ficou impressionado, mesmo, com o Vocal Brasileirão. “Eles emocionam muito!”.
Carlos Cordeiro da Silva diz que “vive de música”, tem uma loja de discos no Centro da cidade há 21 anos e “não poderia faltar a este show”, comenta. “Para mim não é trabalho, é terapia.” Ele conta que Ivan Lins é um dos seus artistas preferidos – “as letras profundas tocam a gente”. Em sua avaliação, a Oficina está funcionando como deveria: “está extraordinário, tudo perfeito”.
O auditor fiscal Geraldo Gonçalvez Boaventura é de Belo Horizonte (MG) e participará de duas oficinas da fase Popular: “Interpretação de Música Popular” e “Gerenciamento de Carreira”. Ele já conhece o evento e elogia: “a oficina tem sido uma escola, é muito bem organizada”. Quanto ao show, filosofa: “Quem gosta de MPB tem que gostar de Ivan”.
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas