25.09.2017Árvore de Natal do Memorial será inspirada nas etnias formadoras de Curitiba

 A Prefeitura Municipal de Curitiba reuniu-se nesta segunda-feira (25) com os cônsules de 19 países, no Salão Brasil, para a criação de um grupo de trabalho voltado aos festejos do Natal 2017.

De acordo com a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, frisou a importância desse encontro para, em conjunto com os consulados, trazer as sugestões de cada cultura. “Nesse encontro surgiram boas sugestões para a construção coletiva da árvore a ser montada no Memorial de Curitiba, e que representa as diversas etnias que compõem nossa cidade”, avaliou.

O adido consular da República Dominicana Wilson Portes, destacou a importante ação do prefeito Rafael Greca no resgate do Natal como evento cultural. “Eu achei muito importante essa ação do prefeito Rafael Greca, que já participou como prefeito na outra ocasião, pelo brilhantismo desse evento. Curitiba passa a ter uma atração a mais. Por isso que é importante, que nós, cônsules, irmanados à Prefeitura e à Fundação Cultural, possamos trabalhar para que o Natal deste ano seja bom, e que o do ano que vem e os próximos, sejam ainda melhores”, afirmou.
Para o presidente do Corpo Consular do Paraná, Thomas Neves, o encontro foi muito importante para valorizar as etnias da nossa cidade. “É uma ação que promove as etnias aqui existentes, que foram as que construíram a nossa Curitiba. É um momento de prestigiar as etnias aqui, os países aqui representados e também valorizar o natal em Curitiba”, disse.

A cônsul honorária da Suíça, Manuela Merki, considerou relevante o município consultar os representantes dos consulados. “Eu gostei do envolvimento de todos nós, de podermos participar de um projeto que está em desenvolvimento”, explicou.

O evento contou ao todo com a presença dos cônsules dos seguintes países: Albânia, Áustria, Bélgica, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, Japão, Peru, Polônia, República Dominicana, Senegal, Suíça, Tanzânia e Ucrânia. O encontro teve a participação do assessor de Relações Internacionais do Município de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó, do presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Marino Galvão Júnior; e do coordenador de Etnias da Fundação Cultural de Curitiba, Carlos Hauer.

A programação do Natal 2017, lançada, na semana passada, pelo prefeito Rafael Greca inicia a partir do dia 22 de novembro com o tema: “Curitiba, Luz dos Pinhais”.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural

Compartilhe:

imprimir voltar