06.11.2010Arte Urbana e contação de histórias na Virada da Corrente

O público que circula pela Praça Tiradentes na Virada da Corrente Cultural depara com uma série de intervenções na paisagem urbana. Em frente à Catedral, um grupo de grafiteiros usa painéis instalados na praça e faz uma demonstração de como são produzidos os desenhos coloridos feitos nas paredes e muros da cidade.

O grafiteiro Isto (Cristiano da Silva) está animado com a iniciativa. “As pessoas percebem que o que estamos fazendo não é vandalismo. Isso é muito bom, porque favorece a divulgação da nossa arte”, comemora Cristiano. O artista diz que, ao escolher o tema que vai pintar, procura usar as referências do próprio local. Assim, seu desenho, feito na técnica stencil, era uma reprodução da própria Catedral.

É grande também a curiosidade em relação ao trabalho do artista Geovane Cezar Furman, que está realizando uma pintura diretamente na calçada, ao lado do Paço da Liberdade. Usando giz pastel e pigmento em póe pimento em p da Liberdade, usando giz e pastel. r e pintar, procura usar as refer, ele reproduz a imagem de uma madona. Depois de trabalhar como artista de rua, durante cinco anos, em Florença, na Itália, Geovane faz a sua primeira atuação em Curitiba, e comenta a reação das pessoas. “Elas gostam de ficar observando e elogiam o trabalho”, diz.

A artista plástica Eliane Prolik, um dos principais nomes da arte contemporânea paranaense, premiada em mostras e salões, também escolheu o espaço urbano para divulgar o seu novo projeto. Durante a Virada Cultural, Eliane aplicou seus trabalhos, feitos com papel de seda colorido e película adesiva transparente, nas bancas de revistas da Praça Tiradentes.

A artista falou sobre a experiência de interagir diretamente com o público. “As pessoas logo percebem a nossa intenção de estabelecer a relação da arte com o cotidiano. Além disso, o uso do papel de seda chama a atenção. Há uma vibração com as cores e a lembrança quanto à tradição popular desse material”, explica. Os mesmo trabalhos que Eliane Prolik aplicou nas bancas de revistas estarão em breve expostos no Espaço de Arte Urbana, unidade da Fundação Cultural de Curitiba na Galeria Júlio Moreira.

Histórias na tarde – Olhos brilhantes e expressões atentas marcavam os rostos das crianças reunidas em torno da arte-educadora Márcia Cebulski, na sessão de contação de histórias que aconteceu na Casa da Leitura Dario Vellozo do Palacete Wolf, na tarde deste sábado (6), dentro da programação da Virada da Corrente Cultural. Contos dos Irmãos Grimm e de Anton Tchekhov embalaram o encontro que reuniu crianças, seus pais e avós.

A pequena Giovana Battisti, de 8 anos, aproveitou também para conferir os tesouros perfilados nas estantes. Levada pela avó, a garota, que frequenta a terceira série da Escola Stella Maris, encantou-se com obras de Tatiana Belinky, escritora que está sendo abordada em sala de aula. “Gosto de descobrir as histórias nas páginas dos livros”, disse animada.

Acomodados nas almofadas espalhadas pelo chão, os irmãos Gabriel (8 anos) e Luiza Porfírio (4 anos) demonstraram intimidade com os livros. Também estudantes da Escola Stella Maris, ouviram com atenção as histórias, impressionados com as aventuras.

As contações de histórias nas Casas da Leitura integram o programa Curitiba Lê, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, englobando um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos.

A Fundação Cultural de Curitiba e a Prefeitura Municipal, o Sistema Fecomércio/PR (Sesc/ Senac), Sesi, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado da Cultura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Aliança Francesa e Consulado da Polônia são parceiros na realização da Corrente Cultural. A promoção é da RPCTV. O evento tem os apoios dos vereadores Renata Bueno e Caíque Ferrante.

Confira a programação completa da Corrente em www.correntecultural.com.br

Acompanhe também a Corrente Cultural 2010 nas mídias:

Facebook http://www.facebook.com/correntecultural

Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15759369618539392782

Twitter http://twitter.com/correntecultura

Blog http://correnteculturalcuritiba.blogspot.com/

Youtube: www.youtube.com/correntecultural1

Mais informações também pelo email : correntecultural2010@gmail.com

CORRENTE CULTURAL – INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Lide Multimídia
Aline Cambuy/ Moema Zuccherelli/ Paula Batista
(41) 3016-8083 / 8803-8367

redacao3@lidemultimidia.com.br
www.lidemultimidia.com.br

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar