27.01.2022Arte da gravura em destaque nas novas exposições do Solar do Barão

 Duas novas exposições foram abertas ao público no Museu da Gravura de Curitiba. Impressões Refletidas, do artista plástico paranaense João Moro, e a mostra coletiva Impressões. Ambas podem ser visitadas a partir desta quinta-feira (27/1), no espaço da Fundação Cultural de Curitiba que fica dentro do complexo Solar do Barão, no Centro.

O Museu da Gravura abre de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos, das 12h às 18h. A entrada é de graça.

Impressões conta com obras dos artistas Maria Teresa Calmon Abagge, Thais Thá e Valdir Francisco e refletem a relação deles com a gravura e o processo de impressão.

A exposição do artista João Moro, Impressões Refletidas, faz um resgate de matrizes em várias técnicas de gravura. “As matrizes são expostas em caixas com espelho, tornando-se legíveis”, destaca o artista.

A série nasceu da paixão de Moro pelos tipos gráficos e rótulos antigos criados em pedras litográficas. Ao longo de sua trajetória, foi construindo um variado acervo de materiais e prensas de gravuras. Atualmente possui o mais completo atelier particular de gravura do Paraná.

De acordo com o artista, a mostra também tem uma função educativa, já que algumas gravuras são desenhadas de forma a demonstrar o processo de execução, de materiais e prensas utilizadas.

Trajetória

João Moro nasceu em Pato Branco e vive em Curitiba desde 1980, quando ingressou nos cursos de desenho e pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Realizou cerca de 30 exposições individuais e ganhou vários prêmios, como a 8ª Mostra Nacional da Gravura (1988). Participou de mais de 35 mostras e salões, dentre os quais The Internacional Independent Exhibition of Prints, em Kanagawa, Japão (1989 e 1990).

Serviço
Exposições: Impressões Refletidas e Impressões

Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533)
De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos, das 12h às 18h. Entrada grátis.

 

Compartilhe:

imprimir voltar