24.01.2015Arismar do Espírito Santo é o grande destaque de terça-feira na 33ª Oficina

O multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, um dos grandes nomes da música instrumental brasileira, é a atração da noite desta terça-feira (27), na 33ª Oficina de Música de Curitiba. O músico vem lançar o disco e song book “Alegria nos dedos”, que muito tem a ver com o seu trabalho de mestre e professor em oficinas e festivais de todo o mundo. O show, às 21h, no Teatro da Reitoria, é realizado pelo Arismar Trio, com a presença também de Daniel D’Alcântara (trompete e flugelhorn) e Alexandre Ribeiro (clarinete). Arismar se divide entre piano, guitarra, violão de 7 cordas, contrabaixo e bateria.

“Desde o início este trabalho mostrou-se sério, harmônico e prazeroso. Os quinze temas nasceram em momentos de puro deleite, em alguns casos solitário, e, em outros, inspirado por oficinas que realizo, cujo foco central é justamente transmitir aos alunos o prazer que há na criação musical”, conta o músico. As composições representam diversos ritmos da MPB – samba, maxixe, afoxé, samba de gafieira, xote, valsa e bolero.

Multi-instrumentista, arranjador e compositor, nome consagrado no meio musical, referência em vários instrumentos, Arismar é um músico completo. Sua maneira de tocar e compor, sob a força máxima da intuição e espontaneidade, as harmonias inusitadas, os improvisos melódicos, o ritmo contagiante e a criatividade têm sido sua marca registrada. Traz para cada instrumento as experiências e linguagens desenvolvidas na bateria, contrabaixo, piano, guitarra e violão 7’. Recebeu o Prêmio Sharp e foi eleito, pela Revista Guitar Player, um dos dez melhores guitarristas/violonistas do Brasil.

Carreira – Em 40 anos de carreira, Arismar do Espírito Santo tem atuado em inúmeros shows e participado de várias turnês internacionais. Com Hermeto Pascoal (piano) e Nenê (bateria), Arismar (baixo) esteve em sete países da Europa; apresentou-se também no Blue Note de Tokio e Fokuoka, no Umbria Jazz Festival (Itália), em Portugal, em Tenerife (Festival Tensamba), e em Paris como solista do Projeto Pixinguinha e como diretor musical da Caravana do Estado de Tocantins. Na Argentina e no Uruguai representou o Brasil no Projeto Veredas Del Sur.

Há mais de dez anos tem ministrado master classes e apresentado concertos em festivais de música em cidades do Brasil, Argentina, Dinamarca, Uruguai e no Circuito universitário dos Estados Unidos. Participou do Hartford International Jazz Festival, do Mc Neese Banners Jazz Festival e do San Jose Jazz Festival. Realizou master classes na Dinamarca, Argentina, Uruguai e em diversas cidades brasileiras.

Possui cinco CDs lançados pela gravadora Maritaca (“Arismar do Espírito Santo: 10 anos”; “Estação Brasil”, “Foto do Satélite”, “Roupa na Corda” e “Alegria nos Dedos”.). Pela Biscoito Fino lançou “Uma porção de Marias”, pela Rob Digital “Essa Maré”, e pela Lua Music “América”, com o pianista porto-riquenho Edsel Gomes. E “Cape Horn”, em parceria com Toninho Horta, eleito pelo jornal O Globo como o melhor CD de junho de 2008.

Apoios – Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2015 tem como principal patrocinadora a própria Prefeitura, além de participação da Copel e da Caixa. São apoiadores master a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Em 2015, os principais parceiros da Oficina de Música de Curitiba são a Rádio Lúmen FM, o Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da França em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Instituto Goethe de Curitiba, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

33ª Oficina de Música de Curitiba – 23ª Oficina de MPB
Show “Alegria nos dedos”, de Arismar do Espírito Santo
Local: Teatro da Reitoria da UFPR
Data: 27 de janeiro de 2015 (terça-feira), às 21h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5

Mais informações sobre a 33ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar