Notícias
17.02.2022Após dois anos, aulas no Conservatório de MPB voltam ao ritmo presencial
Depois de ficar em silêncio por dois anos em razão da pandemia da covid-19, a sonoridade voltou a tomar conta das salas e corredores do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, que retomou nesta semana as aulas presenciais dos 24 cursos semestrais. O CMPB de Curitiba fica no Solar dos Guimarães, casarão do século 19, na esquina das ruas Mateus Leme com a Treze de Maio, no São Francisco.
Nesse período, o ensino da música aconteceu em ritmo virtual e o retorno ao presencial agradou alunos e frequentadores do tradicional espaço da Fundação Cultural de Curitiba que é referência nacional em formação musical. “A gente teve só duas ou três aulas presenciais e depois foi tudo on-line, e é muito bom voltar e ver meus amigos de novo, eu gosto bem mais do presencial”, diz João Pedro Hilú, 10 anos, aluno de violão.
Maria Regina Hilú, mãe do João Pedro, que mora no bairro de Santa Felicidade, também comemora o retorno das aulas de música no modo presencial. “É importantíssimo para o desenvolvimento emocional e intelectual da criança, ainda em um espaço como esse, que oferece esse tipo de aprendizado”, afirma
O retorno das atividades do Conservatório de MPB segue os protocolos sanitários vigentes, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento entre os alunos e professores.
As aulas estão distribuídas nos três períodos: manhã, tarde e noite, com opções que vão de canto a uma variedade de instrumentos, disciplinas teóricas e práticas de conjunto, além de aulas exclusivas para crianças.
Adriana Maricá, que é mãe de Luísa, aluna de piano do CMPB, ressalta a importância que tem o espaço e o baixo custo dos cursos. “Ter um local como esse para as crianças aprenderem música de boa qualidade a um preço tão acessível é maravilhoso”, diz Adriana.
Novas vagas para os cursos do Conservatório de MPB deverão abrir a partir do segundo semestre de 2022. No campo do ensino, o Conservatório de Curitiba é uma escola de excelência que reúne instrumentistas e professores de alto nível profissional. No espaço funciona também uma biblioteca com volumes específicos de músicas, reportagens sobre artistas da MPB e fonoteca.
imprimir voltar- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba