29.01.2010Antonio Nóbrega encerra 28ª Oficina de Música de Curitiba

Para fechar a extensa programação da 28ª Oficina de Música, evento que movimentou Curitiba de 10 a 31 de janeiro, o músico Antonio Nóbrega fará o show de encerramento, às 21h de domingo (31), no Teatro Guaíra. Reunindo músicas dos seus últimos espetáculos, Antonio Nóbrega se junta a uma excelente banda de sete versáteis músicos para apresentar um espetáculo que é uma síntese desses últimos 15 anos de atividade artística.

Cantando baiões, maracatus, frevos-canções e marchas-de-bloco, tocando na rabeca, no violino e no bandolim, choros, frevos, ponteios e outras peças instrumentais, ele vai apresentando o seu heterogêneocancioneiro. Sua atuação não se restringe ao plano musical. Entre uma música e outra (seja cantada ou tocada), Nóbrega faz uma dança, brinca com a platéia, retratando dessa maneira em seu espetáculo o caráter abrangente e multidisciplinar de sua atividade de intérprete. Passando do épico à farsa, do sóbrio ao desmedido, do lírico ao festivo, Nóbrega vai procurando traduzir através da sua arte de brincante, como ele gosta de dizer, o temperamento e o caráter do povo brasileiro.

Balanço – A 28ª Oficina de Música de Curitiba reuniu mais de 1500 músicos, entre alunos e professores. Os cursos encerram suas atividades hoje, sexta (29), porém a programação do evento se estende até domingo (31), quando acontece o show de encerramento da 2ª fase (MPB) com Antonio Nóbrega.

Foram 89 cursos oferecidos em três semanas e cerca de 65 concertos e shows. Com o mote “Quando o erudito encontra o popular e vice-versa”, o evento promoveu, além das oficinas e espetáculos, diversas ações sociais, já que músicos tocaram em hospitais e parques, possibilitando envolvimento com a comunidade.

Promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, a Oficina é um dos maiores eventos de música da América Latina. Dentre as atrações apresentadas, destaque para as participações internacionais, presentes nas duas fases – erudita e popular –, como o conjunto americano Fry Street Quartet e o Quarteto de Candombe, do Uruguai. Outra novidade desta edição ficou por conta dos núcleos de Música e Tecnologia e Música Latino-Americana, novidade que agradou, e muito, os alunos participantes.

Marco no calendário cultural de Curitiba, a Oficina de Música contou também com o público, que se fez presente, lotando as apresentações. Com preços acessíveis – entre R$5 e R$10 – a população conferiu uma variedade de apresentações, de música antiga a shows de samba. Além disso, nesta edição, a Oficina esteve engajada na causa ambiental e, entre várias ações de defesa da natureza, promoveu, ao som de muita música, o plantio de árvores. O primeiro plantio aconteceu no dia 16, no parque Túlio Vargas da Cidade Industrial. A ação terá sua segunda etapa, neste domingo (31), no Parque Bacacheri.

Show de encerramento da fase MPB da Oficina de Música
Antonio Nóbrega
Local: Teatro Guaíra
Data: 31 de janeiro de 2010 (domingo), às 21h

Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível.

Ficha Técnica:

Antonio Nóbrega

Edmilson Capelupi(cordas)
Edson Alves(cordas)
Cleber Almeida(bateria e percussão)
Léo Rodrigues(percussão)
Daniel Allain(sopros)
José Alves Sobrinho(sopros e zabumba )
Olívio Filho(acordeão)

Mais informações: Assessoria de imprensa 41 3222-1665