Notícias
16.04.2024Ana Botafogo visita Fundação Cultural de Curitiba antes da apresentação de O Lago dos Cisnes
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, recebeu, nesta segunda-feira (15/4), na sede da FCC, a bailarina Ana Botafogo, que está na cidade para as apresentações do balé O Lago dos Cines. O espetáculo integra as comemorações dos 331 anos da cidade e será apresentado nesta quarta e quinta (17 e 18/4), no Teatro Guaíra. Os ingressos estão esgotados.
Além de Ana Botafogo, o elenco do espetáculo conta com os convidados de honra Cícero Gomes e Juliana Valadão, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
“É uma grande honra receber a maior bailarina brasileira e poder oferecer um grandioso espetáculo ao público”, disse Ana Cristina de Castro.
Carioca, Ana Botafogo é uma das maiores bailarinas do Brasil e tem uma relação de mais de 40 anos com a cidade de Curitiba. Em 1977, ela fez sua estreia como primeira-bailarina no palco do Guairão com o Balé Teatro Guaíra.
“Tenho uma relação muito forte com os palcos de Curitiba e estou radiante com mais esse espetáculo” destacou Ana Botafogo.
Em 1993, ela se apresentou na celebração dos 300 anos de Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski, com um grupo de bailarinos e o pianista Arthur Moreira Lima. No ano passado, Ana Botafogo também participou dos 330 anos da capital com espetáculo Dom Quixote, no Guaíra.
O Lago dos Cisnes
A produção que comemora o aniversário da cidade é da Curitiba Cia de Dança, a mesma que realiza o balé O Quebra-Nozes durante a programação de Natal. Sob a direção-geral e artística de Nicole Vanoni, essa produção promete encantar os espectadores com sua beleza e emoção.
O Lago dos Cisnes, uma das peças mais emblemáticas do balé clássico, criada por Piotr Tchaikovsky e com coreografia de Mario Galizzi, estreou em Moscou em 1877 e desde então tem conquistado plateias ao redor do mundo com sua melodia excepcional e a excelência técnica exigida dos bailarinos.
Nesta apresentação em Curitiba, os bailarinos convidados do Rio de Janeiro assumirão os papéis principais de Princesa Odette e Príncipe Siegfried, enquanto Ana Botafogo interpretará a Rainha, mãe de Siegfried. Além dos convidados especiais, mais 50 talentosos bailarinos profissionais estarão em cena para dar vida a essa narrativa emocionante.
O enredo em quatro atos narra a história da princesa Odette, aprisionada no corpo de um cisne pelo feiticeiro Von Rothbart. A libertação de Odette depende da declaração de amor e fidelidade de um admirador, mas a trama se complica com a presença da cisne negra e malévola, Odile, filha de Rothbart, que tenta enganar o Príncipe Siegfried.
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas