Notícias
16.04.2024Ana Botafogo visita Fundação Cultural de Curitiba antes da apresentação de O Lago dos Cisnes
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, recebeu, nesta segunda-feira (15/4), na sede da FCC, a bailarina Ana Botafogo, que está na cidade para as apresentações do balé O Lago dos Cines. O espetáculo integra as comemorações dos 331 anos da cidade e será apresentado nesta quarta e quinta (17 e 18/4), no Teatro Guaíra. Os ingressos estão esgotados.
Além de Ana Botafogo, o elenco do espetáculo conta com os convidados de honra Cícero Gomes e Juliana Valadão, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
“É uma grande honra receber a maior bailarina brasileira e poder oferecer um grandioso espetáculo ao público”, disse Ana Cristina de Castro.
Carioca, Ana Botafogo é uma das maiores bailarinas do Brasil e tem uma relação de mais de 40 anos com a cidade de Curitiba. Em 1977, ela fez sua estreia como primeira-bailarina no palco do Guairão com o Balé Teatro Guaíra.
“Tenho uma relação muito forte com os palcos de Curitiba e estou radiante com mais esse espetáculo” destacou Ana Botafogo.
Em 1993, ela se apresentou na celebração dos 300 anos de Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski, com um grupo de bailarinos e o pianista Arthur Moreira Lima. No ano passado, Ana Botafogo também participou dos 330 anos da capital com espetáculo Dom Quixote, no Guaíra.
O Lago dos Cisnes
A produção que comemora o aniversário da cidade é da Curitiba Cia de Dança, a mesma que realiza o balé O Quebra-Nozes durante a programação de Natal. Sob a direção-geral e artística de Nicole Vanoni, essa produção promete encantar os espectadores com sua beleza e emoção.
O Lago dos Cisnes, uma das peças mais emblemáticas do balé clássico, criada por Piotr Tchaikovsky e com coreografia de Mario Galizzi, estreou em Moscou em 1877 e desde então tem conquistado plateias ao redor do mundo com sua melodia excepcional e a excelência técnica exigida dos bailarinos.
Nesta apresentação em Curitiba, os bailarinos convidados do Rio de Janeiro assumirão os papéis principais de Princesa Odette e Príncipe Siegfried, enquanto Ana Botafogo interpretará a Rainha, mãe de Siegfried. Além dos convidados especiais, mais 50 talentosos bailarinos profissionais estarão em cena para dar vida a essa narrativa emocionante.
O enredo em quatro atos narra a história da princesa Odette, aprisionada no corpo de um cisne pelo feiticeiro Von Rothbart. A libertação de Odette depende da declaração de amor e fidelidade de um admirador, mas a trama se complica com a presença da cisne negra e malévola, Odile, filha de Rothbart, que tenta enganar o Príncipe Siegfried.
imprimir voltar- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba
- 09/09/2025 - III Festival da Palavra de Curitiba celebra 50 anos da obra-prima de Paulo Leminski
- 09/09/2025 - Cida Pedrosa e Edimilson de Almeida Pereira: a força da poesia no Festival da Palavra de Curitiba
- 04/09/2025 - Cine Guarani exibe Retrato de um Certo Oriente e recebe Milton Hatoum para bate-papo
- 04/09/2025 - Cinemas da Prefeitura de Curitiba participam do Ghibli Fest com 14 clássicos da animação japonesa
- 04/09/2025 - Festival da Palavra homenageia Helena Kolody com lançamento de obra inédita da autora
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra de Curitiba reúne 15 encontros com autores nacionais e locais
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro