24.06.2022Alunos e professores do Conservatório de MPB voltam a se apresentar ao vivo

De sexta (24/6) a quarta-feira (29/6), alunos e professores do Conservatório de MPB de Curitiba voltam a subir no palco do Afina-se para mostrar ao vivo o resultado do aprendizado musical do semestre. Serão 20 apresentações gratuitas e abertas ao público, na Praça Jacob do Bandolim, no Conservatório e no Teatro do Memorial de Curitiba (programação abaixo).

O público poderá apreciar chorinho, samba, viola, acordeon, piano e percussão em várias formações musicais, entre solos, duos, trios, rodas, grupos e coros. O Afina-se integra a programação do Inverno Curitiba.

Realizado sempre aos finais dos semestres letivos, as apresentações do Afina-se foram interrompidas em razão da pandemia da covid-19 e aconteceram de forma virtual nos dois últimos anos.

Para o projeto, alunos de diversos níveis e idades, entre crianças, jovens, adultos e idosos, são orientados pelos professores do Conservatório de MPB para além do instrumento, também cenicamente.

“O Afina-se é uma vitrine que mostra a diversidade de cursos, a qualidade dos nossos profissionais e o talento dos alunos. A presença do público é importante, tem um fator didático”, explicou Mari Lopes, coordenadora pedagógica do CMPB.

Produção profissional
As apresentações semestrais do Conservatório de MPB existem desde 1993, quando o espaço foi inaugurado pela Prefeitura de Curitiba. No início eram alunos de três ou quatro cursos disponíveis na época.

De lá para cá, a grade curricular foi ampliada e sofisticada, proporcionando aos alunos condições de estabelecerem a ponte necessária entre a escola e o ambiente musical profissional.

De cunho artístico-pedagógico, o evento conta com uma estrutura especial de produção, que inclui o aparato de programas impressos, divulgação na imprensa, sonorização, iluminação e contrarregragem.

Inverno Curitiba
O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economias criativas, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba.

Afina-se – apresentações de alunos do Conservatório de MPB
ENDEREÇOS
Conservatório de MPB de Curitiba: R. Mateus Leme, 66 – São Francisco
Teatro Londrina – Memorial de Curitiba: Rua Claudino dos Santos, 79 – São Francisco