03.07.2015Alunos do Instituto Paranaense de Cegos visitam exposição "Heróis de Brinquedo"

Alunos do Instituto Paranaense de Cegos – IPC visitaram, na última sexta-feira (3), a mostra Heróis de Brinquedo, de Thiago Provin. O grupo formado por crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual ou de baixa visão foi recebido pela equipe da FCC e mediadores que apresentaram o espaço e contextualizaram a exposição. As atividades no Solar do Barão fazem parte do Projeto Ver com as Mãos do IPC e da Ação Educativa da FCC.

Segundo Diele Pedrozo Santo, professora do IPC, a maior presença dos deficientes visuais em espaços culturais significa uma mudança de pensamento. “O objetivo é saber como vamos explorar outros sentidos no momento da visita, que materiais vamos usar ou, quando possível, que obras os alunos vão poder tocar. Acredito que quanto mais os alunos conheçam os espaços, mais ações inclusivas serão realizadas”, afirmou Diele.

Especialmente para a visita, Thiago criou réplicas das esculturas expostas para que os alunos pudessem sentir as texturas dos trabalhos. Para ele, a ação democratiza a arte e torna os espaços culturais mais acessíveis. “Tem muita coisa de arte que eu gosto, mas não posso ver e vivenciar pela distância. Imagino que a sensação para eles deve ser parecida",  disse o escultor.

Antes de receber o grupo, os mediadores da Ação Educativa passaram por um preparo intensivo durante a semana. “Teve muito envolvimento e dedicação nesta atividade. Além da atenção dedicada, estudamos e entendemos a melhor forma de se comunicar com eles”, revelou Hamilca Cassiana, coordenadora da Ação Educativa da FCC.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar