Notícias
22.07.2020Alunos de MPB encerram semestre letivo com apresentações on-line
A cada final de semestre, os alunos do Conservatório de Música Popular Brasileira sobem ao palco para mostrar os resultados das aulas de canto e instrumentos musicais. É o programa artístico-pedagógico Afina-se, que acontece nos meses de julho e dezembro. Este ano, por causa da pandemia de coronavírus, as apresentações são virtuais.
O Afina-se Virtual reúne crianças, jovens, adultos e pessoas de terceira idade que brindam o público com sons de instrumentos melódicos, percussivos e harmônicos e vozes, em formações solistas, duos, trios, quartetos, rodas, grupos e coros. Os vídeos podem ser vistos no Facebook do Conservatório de MPB e da Fundação Cultural de Curitiba.
Nesse primeiro semestre de 2020, o adiamento das aulas presenciais por conta da pandemia de covid-19 trouxe novos desafios aos professores. Eles se dispuseram a adaptar suas aulas presenciais para o sistema on-line, mantendo os seus cursos ativos.
A experiência, que exigiu esforços da parte de alunos e docentes, agora se torna gratificante. As apresentações foram criadas, organizadas e editadas pelos professores.
“O resultado é muito mais do que o esperado. Professores e alunos se uniram mais do que nunca, vencendo desafios, pondo a criatividade para funcionar, vencendo barreiras, se superando, ensinando, aprendendo e mostrando de forma diferente, mas sempre com o objetivo de manter viva a boa música popular brasileira”, conta a coordenadora pedagógica do Conservatório, Mari Lopes.
Formação
No dia 7 de outubro de 2020, o Conservatório de MPB de Curitiba completa 27 anos de existência dedicados ao ensino, à produção e divulgação de eventos artístico-culturais na área da música popular brasileira. Mantido pela Fundação Cultural de Curitiba e administrado pelo Icac (Instituto Curitiba de Arte e Cultura), a instituição é considerada um centro de referência e oferece cursos regulares de música.
São aproximadamente 900 alunos buscando, a preços acessíveis, o aprendizado e o aperfeiçoamento da música brasileira, com acompanhamento de professores reconhecidos no cenário cultural. São 34 docentes que atendem 28 modalidades de cursos semestrais entre instrumentos, canto, disciplinas teóricas e práticas de conjunto.
Serviço: Afina-se Virtual
Apresentações de professores e alunos do Conservatório de MPB. Em exibição no Facebook do Conservatório de MPB e da FCC
https://www.facebook.com/conservatorio.mpb.curitiba
https://www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista
- 09/07/2025 - Doe um agasalho, pague meia e assista à estreia de Superman nos cinemas da Prefeitura
- 09/07/2025 - No mês de férias, mais de 20 atrações literárias ocupam Casas da Leitura em Curitiba
- 07/07/2025 - Banda da Caximba volta da Alemanha com prêmios e chancela para disputar mundial
- 07/07/2025 - Cursos de artes gráficas, games e cultura geek na Gibiteca e no Estúdio Riachuelo: inscrições abrem
- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho