Notícias
29.01.2018Alimentação e meio ambiente são os ritmos da Oficina Verde
Alimentação, gastronomia e meio ambiente também são alguns dos ritmos desta 35ª Oficina de Música de Curitiba. Além de uma programação completa e diversificada, esta edição da Oficina traz também a preocupação com a alimentação saudável e com o descarte correto de resíduos, como eletrônicos, roupas, calçados e tecidos em geral.
De 30 de janeiro a 6 de fevereiro, paralelamente à música, acontece a Oficina Verde, na Capela Santa Maria. Durante esse período, serão ofertados diversos cursos gratuitos com foco no meio ambiente e no cultivo de plantas ornamentais e alimentícias.
O aproveitamento integral dos alimentos, hortas urbanas, mini hortas aromáticas, jardinagem, produção de mel de abelhas nativas sem ferrão, além de culinária com redução de sal, açúcar e gorduras na alimentação são algumas das temáticas.
Toda a programação da Oficina Verde é gratuita e em determinados cursos é possível a participação de crianças (a partir de 6 anos). São 10 cursos que ainda estão com as inscrições abertas. Interessados podem se inscrever pelo link http://www.oficinademusica.org.br/cursos/oficina-verde/6. Todas elas acontecem na praça da Capela Santa Maria.
Professores
Os cursos da Oficina Verde serão ministrados por Lilian Macedo, e Delso Moretti, Iracema Bernardes, Thaiane Santini Maia, Karin Flemming de Farias, Ademar da Silva Brasileiro (Mago Jardineiro), Camila Furtado e Mário Kunio Takashina e pelas chefs Manu Buffara e Gabriela Villar.
Além da variedade de cursos, a Programação da Oficina Verde promove o Debate “Fracking e Mudanças Climáticas”, em parceria com a 350.org Brasil e COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida. A conversa acontece no dia 7 de fevereiro, a partir das 14h, na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174).
Algumas oficinas
Aproveitamento integral dos alimentos: A chef Manu Buffara, um dos principais nomes da gastronomia brasileira, dará dicas de como reduzir o desperdício na preparação de alimentos. Manu, em 2017, representou o Paraná na Semana Mesa SP, o maior evento de gastronomia do Brasil, onde apresentou o projeto da horta urbana de Tatuquara, na região metropolitana de Curitiba.
Dia: 30/01
Horário: das 14h às 16h
Hortas urbanas e hortas do Chef: Na oficina ministrada por Lilian Macedo e Delso Moretti serão apresentados relatos de experiências das hortas urbanas de Curitiba. Como funcionam, seus benefícios e os critérios para criação da horta urbana comunitária. Também será abordada a aquisição de hortaliças e temperos produzidos por renomados chefs de cozinha de Curitiba.
Dia: 31/01
Horário: das 14h às 16h
O potencial culinário, nutritivo e econômico dos feijões: Nesta oficina, a Chef Gabriela Vilar, do restaurante Quintana, preparará uma salada de feijões, polén e mel, incrível e deliciosa, enquanto explica todas as vantagens de se ter uma alimentação mais saudável e natural, respeitando a natureza e preservando o Meio Ambiente.
Dia: 01/02
Horário: das 14h às 16h
Exposição, degustação e venda de mel de abelhas nativas sem ferrão: Exposição de várias espécies de abelhas nativas, explicação sobre o processo de cultivo das abelhas e a importância que as abelhas têm na nossa vida e no Meio Ambiente. Benedito Uczai e Salete Uczai, responsáveis pela oficina, são criadores e guardiões das abelhas nativas sem ferrão das florestas da região Metropolitana de Curitiba.
Dia: 01/02
Horário: das 16h às 17h
Serviço: Oficina Verde 2018
Local: Praça da Capela Santa Maria – R. Conselheiro Laurindo, 273
Data: De 30 de janeiro a 7 de fevereiro
Inscrições: abertas (disponíveis até a data do evento mediante disponibilidade)
Maiores informações e programação completa aqui
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 19/05/2025 - Filmes infantis da mostra Olhar de Cinema estarão em cartaz nas salas da Prefeitura
- 15/05/2025 - Festival Internacional de Cinema de Curitiba tem data marcada e ingressos à venda
- 15/05/2025 - Agenda cultural traz dança, teatro e cinema ao ar livre e estreia de exposição digital
- 12/05/2025 - Painéis, igrejas e erva-mate:7 opções de roteiros guiados pelo patrimônio histórico de CuritibaA Fun
- 12/05/2025 - Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
- 12/05/2025 - Aprenda marchetaria, violino e desenho artístico na Rua da Cidadania do Boqueirão
- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes