Notícias
23.07.2021Airto Moreira participa de vídeo da Orquestra à Base de Sopro
Mestre da percussão com reconhecimento no jazz internacional, Airto Moreira esteve na Capela Santa Maria, na noite desta quinta-feira (22/7) para participar da gravação do próximo vídeo da Orquestra à Base de Sopro. A transmissão acontece comemorando o dia do aniversário do convidado, 5 de agosto, pelas redes sociais da Fundação Cultural de Curitiba, Conservatório de MPB e Capela Santa Maria.
A música escolhida se chama "Misturada", a composição é de Airto, o arranjo do Davi Sartori e a direção artística de Sérgio Albach. A música pioneira no estilo de samba em sete por oito, foi lançada em 1967, no álbum do Quarteto Novo, grupo que Airton tinha com Theo de Barros, Heraldo do Monte e Hermeto Pascoal.
“É um prazer trabalhar com Airto Moreira. Nós temos essa pérola morando na cidade e precisamos introduzi-lo à cena. Um gênio que merece nossa atenção”, comentou Sartori.
Para a gravação em alta qualidade foi realizado agendamento com cada um dos 17 músicos da Orquestra, com horários exclusivos e seguindo todos os protocolos de prevenção à covid da Secretaria Municipal da Saúde.
Sobre o convidado
De Miles Davis a Cannonball Adderley, Chick Corea, Joe Zawinul, Mickey Hart, Wayne Shorter, Herbie Hancock e Stanley Clarke, o percussionista, baterista e compositor Airton Moreira foi um dos músicos brasileiros com maior sucesso entre os jazzistas americanos.
Natural de Santa Catarina, Airto mudou-se para Guarapuava com 1 ano de idade e, posteriormente, para Ponta Grossa, onde aprendeu canto, piano, violino, bandolim e teoria musical; em 1956, mudou-se para Curitiba.
Airto trabalha com vários artistas e grupos que remixam as suas músicas, tais como Frederic Galliano, Giles Peterson, Endemic Void, Justice, Ashley Beedle, Circadian Rhythms, Jimpster, Amon Tobin, and Max Breenen, entre outros.
Por três anos, foi professor no Departamento de Etnomusicologia da Ucla, onde abriu novos horizontes em termos de conceitos musicais e energia criativa. Seu álbum mais recente, “Life After That” foi lançado pela gravadora Narada Records em 2003. Atualmente, divide seu tempo entre as gravações em estúdios, workshops e shows, criando novos projetos incluindo DVD Surrond Sound, bem como pesquisando novos materiais para futuras performances nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina.
Serviço: Orquestra à Base de Sopro com Airto Moreira
Quando: transmissão, quinta-feira (5/8), às 14h
Onde assistir:
YouTube ICAC: https://www.youtube.com/channel/UCaJduHAim7R7bGOqaAZi8gA
Facebook FCC: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
Facebook Conservatório: https://www.facebook.com/conservatorio.mpb.curitiba
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 17/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe