25.09.2014Agentes culturais de Curitiba já podem ingressar na base de dados do MinC

Produtores e artistas de Curitiba já podem se cadastrar no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais. O objetivo do SNIIC é permitir que os agentes culturais e a sociedade tenham acesso a informações do segmento cultural em um único lugar.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, a FCC irá utilizar o SNIIC como base de dados para o cadastramento da cadeia cultural de Curitiba por entender que o compartilhamento público e transparente dessas informações é estratégico para a elaboração de políticas públicas e gestão das esferas Federal, Estadual e Municipal da cultura.

“A ferramenta é fundamental para o mapeamento e compartilhamento das ações culturais do município e dos profissionais que atuam na cultura de Curitiba. Além disso, o SNIIC servirá também como base para a criação do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais”, afirma Cordiolli.
Para participar os interessados devem registrar seus trabalhos, biblioteca, museu, cineclube, ponto de cultura, sala de leitura, ou qualquer outra atividade cultural no site http://sniic.cultura.gov.br/index.php.

Sobre o Sistema – A partir da implantação do Sistema, o Brasil se equipara a outros países da América Latina e do mundo que já possuem banco de dados culturais: Argentina, Uruguai, Colômbia, México, França e Espanha. A Lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010, definiu ainda que o SNIIC será a plataforma para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). Entre as suas funções estão a coleta, sistematização e interpretação de dados, além de fornecer metodologias e estabelecer parâmetros à mensuração da atividade do campo cultural e das necessidades sociais por cultura, que permitam a formulação, monitoramento, gestão e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais.

O Sistema também vai oferecer serviços de busca de dados georreferenciados, estatísticas, indicadores e outras informações relevantes de bens e serviços culturais, dando apoio aos gestores culturais públicos e privados, além de maior controle social dos recursos.

Em fase de pré-implantação, o SNIIC vai monitorar e avaliar as políticas públicas de cultura e das políticas culturais do Plano Nacional de Cultura, o que assegura ao poder público e à sociedade civil o acompanhamento do Plano. O Ministério da Cultura já defeniu as metas e os indicadores que serão aferidos, sendo o SNIIC a plataforma integradora de informações.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar