12.07.2016Agenda: Programação especial de férias do Cine Guarani

A programação do Cine Guarani a partir da próxima quinta-feira (14) até o final do mês de julho será dedicada ao público infantil. Todos os dias será exibido um filme diferente para a criançada se divertir durante as férias. Confira:

14/07 (quinta-feira)
VIDA DE MENINA (2005, Brasil / 102’)
Vida de menina acompanha três anos (1893-1895) da vida da adolescente Helene, em um momento crítico de sua vida, quando começa a lutar para conquistar sua liberdade e integridade. Tendo como pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a República, a jovem começa a escrever o seu diário, revelando seu universo. É nesse diário que Helena debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias, procurando não perder sua alegria infantil de viver e reinventando o mundo à sua maneira.
Direção: Helena Solberg
Elenco: Ludmila Dayer, Daniela Escobar, Dalton Vigh, Camilo Bevilacqua, Lígia Cortez, Maria de Sá, Lolô Souza Pinto, Benjamin Abras, Luciano Luppi.

15/07 (sexta-feira)
CARRAPATOS E CATAPULTAS (2011, 79’)
Exibição de 7 episódios da série infantil, cada um com 11’15’’:
1. A caixa de luz
2. A chegada do baixinho
3. Jack o sugador
4. Popbol
5. O rei Bod
6. Toma que o ovo é teu
7. Pegando onda
Criador, Roteirista e Diretor: Almir Correia

16/07 (sábado)
GAROTO CÓSMICO (Brasil, 2007, 75’)
Cósmico (Aleph Naldi), Luna (Bianca Rayen) e Maninho (Mateus Duarte) vivem em um mundo futurista, onde as vidas são inteiramente programadas. Uma noite eles se perdem no espaço, enquanto buscam obter mais pontos para ganhar um bônus na escola. Eles então descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo, onde vivem novas experiências.
Direção: Ale Abreu
Classificação: livre

17/07 (domingo)
CASTELO RÁ-TIM-BUM, O FILME (1999, Brasil / 105’)
Inspirado na série de TV que encantou gerações, Castelo Rá-Tim-Bum, o filme conta a história de Nino, um menino de 300 anos que mora em castelo suntuoso e mágico com seus tios feiticeiros. Nino se acha diferente das outras crianças, e por isso sonha em ter amigos e poder brincar como uma criança normal. Mas quando descobre que sua família está em perigo, sai em busca de ajuda para salvar o castelo.
Direção: Cao Hamburger
Elenco: Marieta Severo, Rosi Campos, Sergio Mamberti, Diegho Kozievith, Pascoal da Conceição, Mayara Constantino, Leandro Léo

19/07 (terça-feira)
O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS (2006, Brasil / 103’)
Mauro é um garoto mineiro de 12 anos que adora futebol e jogo de botão. Sua vida muda completamente quando os pais saem de férias de forma inesperada e aparentemente sem motivo. Na verdade os pais, militantes de esquerda, são obrigados a fugir da perseguição da ditadura militar brasileira e deixam o garoto com o avô paterno, em São Paulo. Os pais não ficam sabendo da morte súbita do avô, o que faz com que Mauro tenha de ficar com o vizinho, um velho judeu solitário. Enquanto aguarda um telefonema dos pais Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970.
Direção: Cao Hamburger
Elenco: Michel Joelsas, Germano Haiut, Daniela Piepszyk, Caio Blat, Paulo Autran, Simone Spoladore, Eduardo Moreira, Liliana Castro.
Classificação Indicativa: 10 anos

20/07 (quarta-feira)
CURTAS INFANTIS 7: DIVERSIDADE (Brasil, 62’)
Exibição de 7 curtas-metragens infantis:
1. Feira da fantasia (2010, 11’)
2. Carnaval dos deuses (2010, 10’)
3. A folha da samaúma (2010, 9’)
4. Bailarino e o bonde ( 2009, 10’)
5. Luiz Apple – a vida de um campeão (2009, 4’)
6. Pimenta (2010, 13’)
7. A história do monstro Khátpy (2009, 5’)

21/07 (quinta-feira)
TAINÁ 2 – A AVENTURA CONTINUA (Brasil, 80’)
A pequena índia Catiti anda pela floresta seguindo e imitando Tainá, hoje uma linda e corajosa adolescente. Elas inutilizam as armadilhas dos traficantes de espécimes raros. Encontram Carlito, garoto da cidade à procura de seu cachorrinho perdido, que Catiti resgata e quer adotar. Quando uma quadrilha se apodera dos bichinhos de estimação da aldeia, todas as crianças devem esquecer as diferenças de cultura e temperamento para socorrer os amigos sob a liderança de Tainá.
Direção: Mauro Lima
Elenco: Eunice Baia, Vitor Morosini, Kadu Moliterno.

22/07 (sexta-feira)
A BANDA DOS BICHOS SUPER MALUQUINHOS (2014, 43’)
Exibição de 16 videoclipes animados e divertidos com bichos misturados:
1. A sirireca levada da breca
2. A tarturana ganhou na loteria
3. Concurso de pum
4. Dois gatolumes no telhado
5. Coitada da lesmiga
6. A vacaleta
7. Girafoca
8. Tatuvalo
9. Sapato sem chulé
10. A lebreruga quer namorar
11. Ai que pena do bodema
12. Pra onde foi a vacaboia?
13. A rinocelinha
14. A hipopopeia
15. Ninguém viu o lagargaio
16. Pombelinha
Criador, Roteirista e Diretor: Almir Correia

23/07 (sábado)
OS XERETAS (SP/BR, 2001, 90’).
Duda, Tato e Nick são garotos entre 12 e 14 anos; os xeretas que descobrem uma rede de túneis, localizada abaixo da cidade, que acaba por levá-los muito, muito além do que eles poderiam imaginar. Tudo tem início quando eles encontram uma pequena menina, com um estranho símbolo dourado, tatuado no braço, vagando perdida pelas ruas de Castro. Com a ajuda de Alana — uma mística que vive na cidade — descobrem que a menina é na realidade uma “viajante dos portais do tempo e do espaço”, perdida nos dias de hoje. Alana se vale de seus antigos e raros manuscritos, para contar aos xeretas a história dos aleph; o povo de viajantes responsável, desde sempre, pela segurança dos portais. Mas adverte: como todos de seu povo, a menina precisa de um medalhão — a chave dos portais — para retornar à sua casa. Pior: sem ele, ela não sobreviveria mais de um dia em nosso tempo…
Direção: Michael Ruman
Elenco: Francisco Cuoco, Roberto Arduim, Eliana Fonseca, Elias Andreato, Fabio Lins, Fabio Henrique, José Batistella, José Eduardo Gomes e Jessyca Bueno Barth

24/07 (domingo)
OS PORRALOKINHAS (2007, 89’)
Em 1970, uma indiazinha é salva na floresta por Tio Maneco, graças aos poderes de um talismã em forma de sapo. Em 2006 esta aventura é retomada por crianças urbanas que devem enfrentar a natureza e bandidos, ao lado de Tio Maneco e Escarlate, uma esperta muambeira de Copacabana.
Direção: Lui Farias
Elenco: Heloisa Perisse, Lucio Mauro Filho, Flávio Migliaccio

26/07 (terça-feira)
XUXA E O TESOURO DA CIDADE PERDIDA (2005, 84’)
Na Amazônia desconhecida, uma cidade subterrâne perdida no tempo. Fundada por vikings, que atravessaram o Atlântico e se embrenharam rio Amazonas adentro, ela abriga um tesouro misterioso. Para encontra-la, Bárbara e as crianças Manhã e Riacho, 9 e 7 anos, precisarão enfrentar inúmeros desafios e passar pelo Curupira.
Elenco: Xuxa Meneghel, Bruna Marquezine, Luiz Carlos Tourinho, Marcos Pasquim.

27/07 (quarta-feira)
ANIMAÇÕES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA (Brasil, 70’)
A animação sempre esteve vinculada ao público infantil. E esta coletânea apresenta produções brasileiras feitas pelos melhores animadores autorais do país da última década: curtas que têm potencial para se transformarem em séries de TV e longas-metragens.
- A Traça Teca: A história da pequena traça Teca e de seu ácaro de estimação Tuti.
- Albertinho: A história de um menino que sonha em voar. Homenagem a Alberto Santos Dumont e ao centenário do vôo do 14Bis.
- Caquinhas: De baixo de uma carteira, num cesto de lixo ou mesmo numa rua, revelam-se situações cômicas das “Caquinhas” espalhadas no dia-a-dia.
- Cuidando, dá linha: Crianças de 11 cidades de 3 estados comentam a depredação e conservação dos orelhões.
- Minhocas: Nesta família de minhocas, Júnior está crescendo e ainda não conseguiu do pai, da mãe e do avô nenhuma resposta convincente para uma questão que não pára de intrigá-lo: por que é proibido cavar para cima?
- Mitos Do Mundo: Por Que O Canguru Salta Em Duas Patas: Baseado numa lenda aborígine australiana, as crianças vão saber porque o canguru salta em duas patas, além de aprender que ele se chama Bora e de conhecer as canções, os instrumentos e a pintura corporal usada por esse povo.
- Para Chegar Até a Lua: Jaime, uma mosca-das-frutas, nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência.
- Tem Um Dragão No Meu Baú: É a história de uma menina que tem um dragão no baú dela.

28/07 (quinta-feira)
CURTAS INFANTIS 3 (Brasil, 94’)
Filmes voltados para crianças são fundamentais para fortalecer a identidade nacional. E os que retratam a diversidade cultural de um país plural como o Brasil são ainda mais importantes. Os curtas-metragens deste programa retratam bem o momento da produção brasileira de filmes infantis, que começa a crescer, aparecer e ganhar prêmios.
Filmes do Programa:
O mistério do cachorrinho perdido (2006, 23’)
Mãos de vento e olhos de dentro (2008, 14’)
Minha rainha (2008, 11’)
A peste da Janice (2007, 15’)
Raul da ferrugem azul (2004, 31’)
Classificação Indicativa: 10 anos

29/07 (sexta-feira)
O GUERREIRO DIDI E A NINJA LILI (Brasil, cor, 102’)
Após o desaparecimento de seu pai, a pequena Lili é enviada para morar com sua tia. Lá, a jovem ninja precisa manter em segredo sua formação em artes marciais e usar seu coração para enfrentar as provações que encontrará pelo caminho.
Elenco: Renato Aragão, Vanessa Lóes, Marcello Novaes, Daniele Suzuki

30/07 (sábado)
O GRILO FELIZ (SP, 2001, 80’)
Em um pequeno povoado de insetos na floresta, o Grilo Feliz compõe suas músicas e dá lições de cidadania à sua turma, com sua violinha feita de casca de amendoim. Mas a paz será quebrada com a chegada do ambicioso lagarto Maledeto e seu Bando do Brejo, formado por sapos guardiões, e Faz Tudo, um Louva-a-Deus bajulador e atrapalhado. Maledeto não respeita a natureza e odeia música. Ele acaba com a tranquilidade do local e estabelece um reinado de medo, que os habitantes da comunidade terão de combater com muita astúcia.

31/07 (domingo)
UMA AVENTURA NO TEMPO (80’)
Animação com a Turma da Mônica. Nossos heróis precisam viajar numa máquina do tempo para recuperar os “quatro elementos da natureza” e salvar o mundo de congelamento total.
Direção: Maurício de Souza

Local: Cine Guarani – Portão Cultural – Av. República Argentina, 3430