15.05.2025Agenda cultural traz dança, teatro e cinema ao ar livre e estreia de exposição digital

De sexta (16/5) a domingo (18/5), a agenda de eventos gratuitos da Fundação Cultural de Curitiba estará repleta de atrações, com opções de arte contemporânea digital, teatro infantil, cinema europeu e dança experimental. A grande novidade é a abertura da exposição Contém Ingredientes de Verdade, no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural.

A nova exposição no MuMA será aberta no sábado (17/5) e reúne oito obras de arte digital de Estelle Flores, criadas a partir de jogos como The Sims e GTA. A mostra ocupará a sala do Centro de Arte Digital do museu até 26 de julho. Contém Ingredientes de Verdade tem curadoria da artista biarritzzz. A exposição explora o universo dos games como ferramenta de criação artística, performance e memória.

Além da nova exposição, os visitantes podem conferir os últimos dias das mostras Pergunte ao Tempo, de Lizete Zem, e A Pele da Pintura, de Gustavo Magalhães, também em cartaz no MuMA até domingo (18/5).

Teatro infantil

Para as crianças, o Teatro do Piá apresenta no domingo (18/5), às 11h, o espetáculo Uma Historieta, da Cia. Tato Criação Cênica. A peça narra a amizade entre um menino e uma borboleta, em uma jornada lúdica sobre afeto e descobertas. Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes da apresentação.

Já o Teatro da Vila, na CIC, recebe o grupo Música Tátil com o show A Música que nos Conecta, no sábado (17/5). O projeto promove a inclusão musical de pessoas com deficiência visual, unindo arte e acessibilidade em uma performance sensorial que vai do cancioneiro regional ao pop.

Dança contemporânea

Na Casa Hoffmann, o destaque é a abertura da Mostra Solar com o espetáculo Hiperfabulária Tropical, solo da performer Carmen Jorge, inspirado na obra de José Agrippino de Paula. A apresentação acontece na sexta (16/5) e no sábado (17/5), às 19h30, com classificação de 16 anos.

Almodóvar no terraço

O Cine Passeio exibe uma seleção de filmes do cineasta espanhol Pedro Almodóvar em sessões especiais no terraço. Carne Trêmula será exibido na sexta (16/5), Fale com Ela no sábado (17/5) e Abraços Partidos no domingo (18/5), sempre às 19h. Os ingressos são gratuitos e distribuídos uma hora antes das sessões. Em caso de chuva, as exibições são canceladas.

Oficina e literatura

Na sexta-feira (16/5), às 14h, o Memorial Paranista promove a oficina sinestésica de desenho em azulejos, em que os participantes criam a partir de estímulos sonoros, relacionando arte e música.

Já às 16h, a Casa da Leitura Osman Lins realiza a Roda de Leitura – Bagatelas de Lima Barreto, celebrando o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa com trechos ácidos do escritor e cronista carioca.

Programação cultural


Sexta a domingo (16 a 18/5)

19h – Cinema no Terraço – Pedro Almodóvar
Local: Cine Passeio – Rua Riachuelo, 410 – Centro
Classificação: 14 a 18 anos

10h às 19h – A Pele da Pintura
Local: MuMA – Avenida República Argentina, 3430 – Portão Cultural
Classificação: Livre

10h às 19h – Pergunte ao Tempo
Local: MuMA – Avenida República Argentina, 3.430 – Portão Cultural
Classificação: Livre

Sexta (16/5)

14h – Oficina sinestésica
Local: Memorial Paranista – Rua Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço
Classificação: Livre

16h – Roda de Leitura Lima Barreto
Local: Casa da Leitura Osman Lins – Av. Winston Churchill, 2.033 – Pinheirinho
Classificação: 14 anos

19h30 – Hiperfabulária Tropical – Mostra Solar
Local: Casa Hoffmann – Rua Claudino dos Santos, 58 – São Francisco
Classificação: 16 anos

Sábado (17/5)

10h às 19h – Exposição Contém Ingredientes de Verdade
Local: MuMA – Av. República Argentina, 3.430 – Portão Cultural
Classificação: Livre

16h -Show Música Tátil
Local: Teatro da Vila – R. Davi Xavier da Silva, 451 – CIC
Classificação: Livre

19h30 – Hiperfabulária Tropical – Mostra Solar
Local: Casa Hoffmann – Rua Claudino dos Santos, 58 – São Francisco
Classificação: 16 anos

Domingo (18/5)

11h – Uma Historieta – Teatro Infantil
Local: Teatro do Piá – Praça Garibaldi, 7 – Palacete Wolf
Classificação: livre

 

Compartilhe:

imprimir voltar