09.11.2018Agenda Cultural deste final de semana tem circo, música, teatro e Consciência Negra

Para os fãs música, o fim de semana em Curitiba tem apresentação especial de Emiliano Pereira. Nas artes cênicas, haverá espetáculos nos teatros Cleon Jacques, Novelas Curitibanas e Londrina. São peças gratuitas que discutem diversos temas, como a consciência negra.
Quem gosta de artes visuais pode ver as novas mostras do Museu da Fotografia de Curitiba. Viagem ao Interior, do argentino Abraham Votroba, traz um ensaio feito durante sua viagem pelo interior da Argentina. A outra, desLOC(…), do brasileiro Sander Riquetti provoca o público por meio da temática do deslocamento.

Lançamento do livro e CD Ciranda na Capoeira

Nesta sexta-feira (09/11), o Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba sedia o lançamento do livro e CD Ciranda na Capoeira. Patrimônio brasileiro e mundialmente conhecida, o livro aborda a capoeira, patrimônio brasileiro pertencente à cultura dos afro-brasileiros.

Serviço:
Local: Teatro Londrina – Memorial de Curitiba – R. Dr. Claudino dos Santos 79
Data e horário: 09 de novembro, às 19h
Gratuito
_______________________________________________

Mostra Solar na Casa Hoffmann

As apresentações da Mostra Solar continuam a todo vapor na Casa Hoffmann. Serão seis apresentações gratuitas de solos de dança, duas por noite. A programação conta com os artistas Marila Velloso, Gládis Tridapalli, Fabio Tavares, Lívea Castro, Juliana Adur, Gabriel Machado e Alessandra Lange. O encerramento da Mostra Solar acontece com um bate-papo no domingo, 11 de novembro, o intuito é aproximar, desenvolver relações, trocas e entendimentos do fazer artístico em dança entre artistas, colaboradores, produtores, técnicos e o público com a presença dos críticos/mediadores Elke Siedler e Francisco Mallmann.

Serviço:
Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento – Rua Claudino dos Santos, 58
Maiores informações acesse:
http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/mostra-solar-apresenta-solos-de-danca-gratuitos-no-feriado/
Ingresso: gratuito (verificar classificação indicativa)
_______________________________________________

Teatro Novelas Curitibanas começa a exibir a Mostra Ap da 13

Está em cartaz no Teatro Novelas Curitibanas a Mostra Ap da 13, com diversos espetáculos, exposições e bate-papo com artistas convidados. A primeira edição da mostra vai até 16 de dezembro, sempre de quinta a domingo, às 20h. A classificação indicativa é 16 anos e a lotação do espaço é de 60 lugares.
Ap da 13 é o resultado do trabalho de residência artística da Cia. Setra, em que 24 atores e atrizes foram selecionados para uma imersão de três meses com artistas de teatro, com técnicas de dança e musicais, para que no final fossem montadas quatro peças teatrais inéditas.

Datas:
Neon – de 8 a 11 de novembro
Noite Feliz – de 15 a 18 de novembro
Animaniaques – de 22 a 25 de novembro
Krios – de 29 de novembro a 9 de dezembro
Principia – de 13 a 16 de dezembro
Horário: de quinta a sexta, às 20h
Local: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcante, 1.222)
Ingressos no sistema “pague quanto vale”
_________________________________________

Teatro Cleon Jacques apresenta O Homem da Esquina Rosada

A sexta é o último dia de exibição da peça O Homem da Esquina Rosada, no Teatro Cleon Jacques. O espetáculo começa às 20h com entrada gratuita. A classificação etária é de 12 anos.
A peça é inspirada no conto do escritor argentino Jorge Luis Borges. A trama se passa na Buenos Aires dos anos 1890, com ruas de terra e sem iluminação pública, com casas e muros de taipa rosada. A história gira em torno de um duelo entre dois homens que vai até as últimas conseqüências, em um contexto social na qual as intrigas são resolvidas na ponta da faca.
Data: sexta-feira (9/11)
Horário: 20h
Local: Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4.700, São Lourenço)
Entrada gratuita
_________________________________________
 

Museu da Fotografia recebe exposições de Abraham Votroba e Sander Riquetti

Na sala 1 do museu está a exposição Viagem ao Interior, do argentino Abraham Votroba. Os registros foram feitos durante uma viagem pelas províncias de Posadas e Corrientes, nordeste argentino. O fotógrafo viajou por cerca de 300 quilômetros para acompanhar o pai, que precisava fazer uma cirurgia do coração. As fotos são uma metáfora interna de Abraham que relatam a incerteza sobre a saúde de seu pai, o longo trajeto, o cansaço e as longas horas que passou na estrada.
Na sala 2 está desLOC(…), do brasileiro Sander Riquetti. Com os registros, ele busca provocar o olhar do público para a questão do deslocar. As fotos convidam o espectador a deslocar as sensações e construir sua própria narrativa, através da junção entre fotografia e intervenção urbana.
Data: até 10 de fevereiro de 2019
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h
Local: Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533
Entrada gratuita
________________________________________
 

Circo da Cidade apresenta espetáculo Dois ou Um

Com a participação de Ricardo Thomé e Rafael Alípio, a apresentação envolve o espectador em um universo que mistura mágica, humor e números musicais. No repertório musical estão desde trilhas de desenhos animados até músicas clássicas. Há também instrumentos construídos pelos artistas com garrafas de água e uma grande mesa composta por dezenas de taças de cristal de diversos tamanhos.
Datas: 10, 13, 17, 22, 24 e 29 de novembro
Horário: terça-feira, às 15h30, quinta, às 9h30, e sábado às 15h
Local: Circo da Cidade Lona Zé Priguiça (Rua Benedicto Siqueira Branco, s/nº – Alto Boqueirão)
Entrada gratuita
_________________________________________
 

3ª Edição da espetacular Mostra de Artes para Crianças

A Mostra Espetacular, uma das maiores mostras de artes para crianças do Brasil, vai apresentar de 10 a 18 de novembro diversas atrações como teatro, circo, dança, performance, música, artes visuais, literatura e contação de histórias fazem parte da programação. A edição deste ano conta atrações nacionais e internacionais. Durante nove dias, diversos espaços da cidade vão receber as atrações, que são todas gratuitas.

Serviço:
Datas, horários e locais estão disponíveis em: www.mostraespectacular.com.br
_________________________________________

Emiliano Pereira apresenta Clareando

O Show do Emiliano Pereira Quarteto se dá atualmente sobre o CD autoral, recém lançado “Clareando”. De caráter instrumental, o show trará parte do repertório do CD, que mistura as principais influências do músico, como o rock, world music, instrumental brasileira e a tradicional música de viola caipira. A apresentação busca uma nova sonoridade com a viola caipira, mas sem deixar de lado as tradições do histórico instrumento. Nesse quarteto Emiliano é acompanhado por Marcela Zanette nas flautas, Wagner Bennert no baixo e Luis Rolim na bateria.

Serviço:
Data: domingo (11/11), as 11h30
Local: Conservatório de MPB de Curitiba – Rua Mateus Leme, 66
Gratuito
_____________________________________________

Contação de história: O caçador contra o pássaro gigante

No mês da Consciência Negra o Teatro Londrina, Memorial de Curitiba apresenta neste domingo, às 11h, o espetáculo Oshotokam Xôxô – O Caçador Contra o Pássaro Gigante. A apresentação é resultado de projeto aprovado em edital da Lei de Incentivo à Cultura e mostra a cultura afro-brasileira por meio de contação de história que mescla música, canto e dança.

Serviço:
Data e horário: domingo (11/11), às 11h
Local: Teatro Londrina, Memorial de Curitiba – Rua Claudino dos Santos, 79
Gratuito

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar