09.08.2016 Agenda: Cinemateca exibe mostra Cervantes Visitado

A Cinemateca exibe nesta semana a mostra Cervantes Visitado, que reúne quatro obras de ficção e documentário que têm como protagonista o escritor Miguel de Cervantes. A mostra tem o objetivo de dar uma imagem diversa das adaptações da obra quixotesca para apresentar, por meio de filmes biográficos, o rico imaginário do escritor. Os filmes serão exibidos com som original em espanhol e sem legendas.

Dia 10/08
As loucuras de Dom Quixote de Rafael Alcázar (Las locuras de Don Quijote, 2005, 114’)
Com este filme, o realizador quis aproximar-se respeitavelmente da figura mítica de Dom Quixote de la Mancha, para oferecer, numa linguagem simples, um olhar sobre os valores morais e universais da magna obra de Cervantes à luz do nosso tempo.

Dia 11/08
Cervantes e a lenda de Dom Quixote de Jaime Cabreras (Cervantes y la leyenda de Don Quijote, 2004, 55’)
Neste documentário, um grupo de especialistas, entre os quais se encontram os Prêmios Nobel de Literatura Günter Grass e José Saramago, o autor peruano Mario Vargas Llosa e a escritora maiorquina Carme Riera, cientistas de renome, um psicanalista e o ex-presidente espanhol Felipe González, explicam o importante significado que teve e ainda tem Dom Quixote.

Dia 12/08
As galinhas de Cervantes de Alfredo Castellón (Las gallinas de Cervantes, 1988, 90’)
Baseada em conto homônimo de Ramón J. Sender sobre a figura da esposa de Cervantes, Dona Catalina, e a metamorfose que sofre diante da desorientação de seu marido. A peculiar família de sua esposa fascina e horroriza o escritor que somente poderá contar sobre a situação ao seu amigo Doménicos Theotocópulos “El Greco”, para quem posa como modelo do quadro El entierro del Conde Orgaz.

Dia 13/08
Miguel e William de Inês París (Miguel y William, 2007, 101’)
Leonor é filha de um comerciante espanhol instalado na Inglaterra. Chegada a idade de se casar, seu pai ordena que viaje a Castilha para contrair matrimônio com um duque viúvo, abastado e poderoso. Assim, deixa seu amante W. Shakespeare e vai à Espanha, onde conhecerá Miguel de Cervantes.

CIassificação: Livre

Horário: 19h

Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174

Ingresso: Gratuito

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar