Notícias
01.09.2016 Agenda: Cineclube apresenta em setembro obra do iraniano Abbas Kiarostami
O cineasta iraniano Abbas Kiarostami, falecido em julho deste ano e tido com um dos principais representantes do cinema contemporâneo, é o escolhido para as sessões do Cineclube da Cinemateca no mês de setembro. O Cineclube presta a homenagem apresentando quatro dos seus principais filmes: a trilogia “Onde fica a casa do meu amigo?”, “A vida continua” e “Através das oliveiras”, além de “Gosto de Cereja”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes (1997).
Além de ser um dos mais importantes diretores iranianos de todos os tempos, Kiarostami marcou o seu nome na história do cinema mundial com uma maneira própria de fazer filmes, considerada por alguns como muito próxima do realismo italiano. Seus filmes de temática cotidiana são tidos como estilisticamente complexos. Sua obra-prima, “Gosto de Cereja”, é descrito como minimalista e poético.
Programação:
Dia 04/09
Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (Khane-ye dust kojast?, Irã /1987. 83’)
Ahmad descobre que pegou por engano o caderno de Mohammad, colega de turma que foi ameaçado de ser expulso da escola caso não levasse o dever de casa feito. Ahmad, desobedecendo às ordens da mãe, vai ao outro vilarejo tentar encontrar a casa do amigo para lhe devolver o caderno. Após um longo e perigoso périplo, Ahmad se vê obrigado a resolver o problema de outro modo.
Elenco: Ahmad Ahmadpur e Babak Ahmadpur.
Dia 11/09
E a Vida Continua (Zendegi va digar hich, Irã/1992. 91’)
Após um terremoto que atingiu o norte do Irã em 1990, um cineasta e seu filho retornam ao local do desastre para tentar encontrar dois garotos que participaram de um filme precedente do diretor. Apesar de não conseguirem, a viagem se revela uma experiência profunda para ambos, que entram em contato com um mundo de que até então tinham apenas um vago conhecimento.
Elenco: Farhad Kheradmand, Puya Payvar, habitantes de Roudbar e de Rostamabad.
Dia 18/09
Através das Oliveiras (Zir-e derakhtan-e zeytun, Irã/1994, 103’)
Durante as filmagens numa região devastada pelo terremoto de 1990, o diretor percebe que Hossein, um jovem escolhido para encenar uma das personagens, está apaixonado na vida real por Tahereh, que fará o papel da esposa. A família da moça é hostil ao casamento, mas o terremoto e o filme dão a Hossein uma nova esperança.
Elenco: Farhad Kheradmand, Hossein Rezai, Mohamad Ali Keshavarz.
Dia 25/09
Gosto de Cereja (Ta’m-e ghilas, Irã/1997, 99’)
Um homem procura ajuda para uma misteriosa tarefa. O que o senhor Badii quer é alguém que se disponha a atender a seu último desejo, na manhã do dia seguinte: chamá-lo pelo nome duas vezes, ao pé de uma cova já cavada. Se ele responder, socorrê-lo; se não responder, cobri-lo com terra. Após ouvir objeções de diversas pessoas a respeito do caso, ele finalmente encontra um senhor disposto a aceitar sua proposta.
Elenco: Abdolhossein Bagheiri, Afshin Khorshid Bakhtari, Ahmand Ansari, Homayoun Ershadi, Mir Hossein Nuri e Safar Ali Moradi
Classificação: 12 anos
Horário: 16h
Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174
Ingresso: Gratuito
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas