Notícias
28.04.2010Adiada eleição para o Conselho Municipal da Cultura
A Fundação Cultural de Curitiba informa que, considerando os procedimentos eleitorais estabelecidos pelos Editais de nº. 004/10 005/10, 028/10 e 029/10, decidiu suspender a eleição para os membros do Conselho Municipal da Cultura, prevista para hoje, 28 de abril, e pela revogação dos editais, em virtude da insuficiência de candidatos e eleitores para a totalidade das vagas oferecidas.
A decisão foi tomada com base no contido no item 2.1. dos Editais 004/2010 e 005/2010 que, em suma, regulamentam que "quando da inexistência de candidatos titulares e suplentes para cada área de atuação artística e para cada regional haverá necessidade de realização de nova eleição".
Desta forma, a Fundação Cultural entendeu ser necessária a viabilização de um novo procedimento para tal fim, visando ampliar o acesso e participação dos representantes da sociedade civil e da comunidade artística e cultural organizada.
O ato já foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira e um novo edital deverá ser lançado ainda esta semana, em moldes que amplie o acesso de todos os interessados.
O Conselho - O Conselho Municipal de Cultura é o órgão que, no âmbito do município, institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura. Ele participa da elaboração e da fiscalização das políticas culturais. Foi instituído pela lei 11.834, de 4 de julho de 2006. A criação do órgão era uma importante reivindicação da classe artística.
Dos 25 membros titulares com mandato de dois anos, nove são indicados pela sociedade civil e sete pela comunidade artística e cultural organizada. Os demais membros são representantes do Poder Executivo Municipal e da Câmara Municipal de Curitiba. Integram ainda o conselho 25 membros suplentes. Por lei, a presidência do conselho é exercida pelo presidente da Fundação Cultural de Curitiba.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 04/09/2025 - Cine Guarani exibe Retrato de um Certo Oriente e recebe Milton Hatoum para bate-papo
- 04/09/2025 - Cinemas da Prefeitura de Curitiba participam do Ghibli Fest com 14 clássicos da animação japonesa
- 04/09/2025 - Festival da Palavra homenageia Helena Kolody com lançamento de obra inédita da autora
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra de Curitiba reúne 15 encontros com autores nacionais e locais
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 04/09/2025 - Jarid Arraes e Noemi Jaffe dividem mesa no III Festival da Palavra de Curitiba
- 04/09/2025 - Casas da Leitura têm esquenta e esquentinha para o Festival da Palavra de Curitiba
- 03/09/2025 - Do cordel ao slam, Festival da Palavra de Curitiba oferece 38 oficinas gratuitas
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa