06.12.2010Acervo restaurado da Cinemateca é exibido nas regionais

Filmes históricos, das décadas de 20 a 50 do século passado, pertencentes ao acervo da Cinemateca e recentemente restaurados, estão sendo exibidos em diferentes locais nas regionais, como parte da programação do Cinema nos Bairros. A entrada é franca.
São 29 filmes silenciosos e sonoros que traçam um importante painel de Curitiba e de cidades como Londrina e Ponta Grossa. Entre os filmes restaurados estão também produções do cineasta catarinense José Julianelli e filmes sobre o Paraná feitos pela Botelho Filmes do Rio de Janeiro.
Todos os filmes fazem parte do Projeto Memória Cinematográfica e integram o acervo de películas em nitrato da Cinemateca de Curitiba, recuperados graças ao patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet - Ministério da Cultura. O trabalho de restauração foi realizado pelo Laboratório de Restauro da Cinemateca Brasileira e consistiu na transposição do suporte em nitrato - que é de alta combustão - para o acetato, proporcionando maior durabilidade ao acervo. Há dois anos, um primeiro lote de filmes da Cinemateca foi recuperado pelo mesmo projeto. Clique no link para conferir a lista dos filmes restaurados.

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar