18.02.2014Acervo das Tubotecas completa 50 mil livros recebidos

O projeto Tubotecas completou a marca de 50 mil livros recebidos de empresas, instituições, escritores locais e da comunidade em geral desde a sua implantação em abril de 2013. O número foi alcançado na segunda-feira (17), após a doação de mil exemplares da empresa de telefonia Oi, por intermédio do Oi Futuro, seu instituto de responsabilidade social. Estiveram presentes na cerimônia de entrega dos livros o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, a coordenadora de Literatura da FCC, Marianne Torres e a gerente de Relações Institucionais da Oi no Paraná, Kátia Garbin.

Para Cordiolli a marca de 50 mil livros é uma prova que as empresas e a população de Curitiba abraçaram o projeto. “As Tubotecas são um orgulho, pois vão além de cumprir seu objetivo de ampliar a convivência das pessoas com livros. Empresas e pessoas estão se tornando agentes de leitura", afirma.

Segundo o diretor de Relações Institucionais da Oi, Gabriel Ribeiro de Campos, a doação tem como finalidade contribuir com o desenvolvimento social de Curitiba. “A possibilidade da Oi contribuir com um programa tão inovador como é a Tuboteca, reforça ainda mais a parceria da empresa com a cultura paranaense”, ressalta.

Títulos – Os livros doados pela Oi fazem parte da Coleção Arte & Tecnologia, que documenta as obras de artistas brasileiros e estrangeiros que usam a tecnologia em seus trabalhos, por meio de imagens e ensaios críticos. Nos 70 volumes estão registros de importantes exposições realizadas pelo Oi Futuro e da trajetória de artistas singulares como Wally Salomão, Marcos Chaves, Adriana Varella, Carlos Vergara, Ivens Machado, Miguel Chevalier, Frederico Dalton, Sonia Andrade, Vicente de Mello, Brígida Baltar, Lenora de Barros e Xico Chaves, entre outros.

As publicações são produzidas em parceria com editoras e, constantemente, integram projetos incentivados pela Lei de ICMS RJ, com patrocínio da Oi e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Como doar – As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 -(Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico).

As publicações passam por uma triagem antes de serem levadas para as Tubotecas.

Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não são aceitos livros didáticos, técnicos, religiosos, jornais e revistas de assuntos gerais ou de notícias, manuais, guias, enciclopédias, bem como qualquer material com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico.

Grandes doadores, interessados em doar acima de 1.000 volumes, precisarão se adequar a Edital de Chamamento Público lançado no dia 1º de abril de 2013, que está disponível no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Tubotecas em funcionamento

Estações Praça Rui Barbosa: 4 unidades
Linha Expressa Pinheirinho – Rui Barbosa
Linha Expressa Pinhais – Rui Barbosa
Linha Expressa Centenário – Campo Comprido

Estação Central: 2 unidades (rua Presidente Faria em frente ao Correio)
Linha Expressa Santa Cândida – Capão Raso

Estação Praça Carlos Gomes: 1 unidade
Linha Expressa Boqueirão
Ligeirão Boqueirão

Estação Carlos Gomes: 1 unidade (rua Lourenço Pinto em frente ao hospital Paciornik)
Ligeirão Pinheirinho – Carlos Gomes

Estação Marechal: 2 unidades (Linha Verde)

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar