06.02.2018Ação educativa realiza curso em Educação Patrimonial e Mediação

Visando ampliar o atendimento e oferecer cada vez mais qualidade nas ações mediadas realizadas pelos professores participantes do Programa Linhas do Conhecimento, o Núcleo de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba, em ação inédita, promove a partir de hoje (6/02) o curso “Desenvolvimento Profissional em Educação Patrimonial e Mediação”. A capacitação vai até sexta (9/02), e é destinada a professores representantes do Programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal da Educação de cada uma das 10 Regionais da cidade.

“Para este ano, mantivemos a parceria, ampliamos o número de agendamentos para atender o Programa e, em conjunto, sentimos a necessidade de capacitar as professoras responsáveis que atuarão como multiplicadoras nas regionais”, afirmou a orientadora da Ação Educativa Andréia Menezes.

De acordo com a orientadora, durante o ano de 2017, a Ação Educativa da FCC estabeleceu, como educação não formal parceria com o Programa Linhas do Conhecimento da SME. “Cumprimos com importante função de complemento curricular aos estudantes das escolas municipais”, destacou.

O assessor técnico da Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC e um dos ministrantes do curso, Hugo Tavares, destaca que os participantes receberão assessoria. “Pretendemos fazer um acompanhamento do trabalho dessas professoras junto às regionais e as escolas. Estamos entusiasmados com essa parceria que significa um crescimento e consolidação do programa Linhas do Conhecimento”, pontua.

“O curso é extremamente importante para trabalharmos com as nossas crianças. Vamos poder trazê-las para conhecer, para se empoderar de todo esse patrimônio que nós temos. Isso é extremamente gratificante e rico. As nossas crianças vão aprender e quando crescer vão cuidar de tudo isso que nós temos”, afirmou a educadora Mere Helen Bezerra Rocha Alves, da Regional da matriz e participante do Linhas do Conhecimento

A proposta do curso de "Desenvolvimento Profissional em Educação Patrimonial e Mediação" visa garantir a difusão e consolidação do cumprimento dos objetivos tanto da Ação Educativa, que é promover a Educação Patrimonial, bem como o acesso à Arte e à Cultura, quanto do Programa Linhas do Conhecimento, que propõe fortalecer a consciência urbana, a pertença dos sujeitos aos espaços e a identidade cidadã.

Realizado no turno da manhã e tarde, o curso aborda o funcionamento da Ação Educativa, Patrimônio e Educação Patrimonial, Conceito e Experiências no Mundo, no Brasil e em Curitiba. Os participantes ainda terão aulas de mediação, metodologia e planejamento, roteiros ofertados, orientações, mediação no setor histórico, mediação em sala expositiva, planejamento de mediação e prática de mediação.

Atuação
O núcleo da Ação Educativa da FCC é responsável por oferecer mediações gratuitas a grupo de estudantes, turistas e demais grupos interessados. O trabalho da Ação Educativa tem a coordenação de Hamilca Cassiana e das orientadoras Andréia Menezes e Vera Lucia Dal Molin. As ações são realizadas de terça a sexta-feira, das 9h as 12h e das 14h as 17h, no Setor Histórico da Cidade, por meio de agendamento pelo telefone (41) 3321-3275 ou pelo e-mail: educativa@fcc.curitiba.pr.gov.br. Ao todo são sete roteiros ofertados: Solar do Barão, arquitetura no Setor Histórico, Painéis de Poty Lazzarotto, Identidade Paranaense, Diversidade Religiosa, Exposições e Arte Urbana.

No mês de janeiro, dentre as mediações realizadas, o Núcleo recebeu as equipes de mediadores do Museu Oscar Niemayer, no MuMA e do Museu Paranaense, no roteiro Identidade Paranaense. Os professores do CEI Madre Carmela também participaram de visita mediada no MuMA, seguida de oficina de Colagem Expandida. No Solar do Barão, a equipe recebeu alunos estrangeiros do Centro de Línguas Estrangeira Moderna (CELIN).