12.04.2017Ação Educativa leva estudantes ao MuMa

A terça-feira foi diferente para os alunos da Escola Municipal Leonor Castellano, no Boqueirão. Eles passaram a manhã no Museu Municipal de Arte (MuMa), onde ouviram histórias na Casa da Leitura Wilson Bueno e se divertiram com a exposição Luz, Ciência e Emoção: Exposição Interativa. A aluna Ana Victória (7) ficou encantada com a Exposição. “Linda, maravilhosa. As luzes são mágicas”, define . As luzes também chamaram a atenção da estudante Yasmin Lima de Oliveira (7). “ A exposição é bonita, mágica”. O coordenador da exposição, James Alexandre Baraniuk, professor de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diz que a idéia é estimular a percepção de crianças e adultos. “Você poder olhar a beleza das coisas, do mundo que nos cerca e procurar a compreensão, que está além da proposta curricular. Mostrar a beleza dos experimentos, muitos tão simples e que estão ao nosso redor e não reparamos, é a proposta deste trabalho”, explica. A concepção é da designer e professora Maristela Ono. “A exposição é mágica, interativa, lúdica, dá à criança a oportunidade de observar, tocar os objetos, se emocionar”. Telas, móbiles, dobraduras, fitas e cordões coloridos preenchem os espaços despertando o imaginário das crianças.
A visita ao Museu faz parte do projeto Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba, que tem como finalidade expandir o conhecimento através da mediação, explica Hamilca Cassiana Silva, coordenadora do projeto. “Desperta a sensibilidade, a compreensão do outro, isso é possível através da educação e da cultura. Saber o que o outro busca e o que ele vem encontrar aqui, isso é Ação Educativa”.
Desvendar a importância de construções no centro histórico de Curitiba ou saber detalhes sobre uma obra de arte no museu pode ficar mais fácil se estiver acompanhado por mediadores que transmitam informações sobre os temas durante as visitas. Esse é o trabalho do grupo de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba. As visitas monitoradas podem ser agendadas no Solar do Barão.
Agendamento: (41) 3321-3246
Data: 3ª a 6ª feira
Horário: 9h às 12h e 14h às 18h
educativasolar@fcc.curitiba.pr.gov.br
Vanessa de Souza Nunes é estudante de Gravura na Escola de Música e Belas Artes e mediadora no Ação Educativa. “Saber entreter as crianças, trazê-las para o mundo da arte, aguçar a curiosidade delas e entrar no mundo delas, se adequar a cada grupo, é o grande desafio do projeto”, diz a estudante.
A exposição Luz, Ciência e Emoção que pode ser vista até o dia 18 de junho, tem um público mensal de mil pessoas. Segundo o coordenador do MuMa, Rodrigo Ferreira Marques a mostra atrai o público infantil. “As crianças se divertem e com certeza guardaram tudo isso na memória”, acredita.

Serviço:
Visitas Mediadas
Agendamento: (41) 3321-3275
Data: 3ª a 6ª feira
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
educativasolar@fcc.curitiba.pr.gov.br

Exposição Luz, Ciência e Emoção
Até 18 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 19horas.
Museu de Arte Municipal (MuMa) – Portão Cultural
Avenida República Argentina, 3430, em frente ao Terminal Portão
Entrada Franca

 

Autor: Comunicação Social

Fonte: Fundação Cultural

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar