Notícias
15.12.2014Ação do Curitiba Lê está entre os finalistas do prêmio Vivaleitura 2014
Um dos projetos que compõem o Programa Curitiba Lê, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), está entre os finalistas do Vivaleitura 2014. O ciclo de leituras Palavra de Mulher, idealizado pelo mediador Alisson Freyer – responsável pela Casa da Leitura Dario Vellozo – concorre ao prêmio na categoria Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias.
Responsável pelo projeto, Freyer estará nesta terça-feira (16) em Brasília como convidado do Prêmio, assim como todos os outros finalistas, para participar da cerimônia de premiação, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Na ocasião serão revelados os vencedores de cada categoria. Os 20 finalistas recebem diploma e o troféu Vivaleitura. Os projetos, ainda, serão objeto de uma publicação especial.
Para a coordenadora de Literatura da FCC, Mariane Torres, o reconhecimento a essa ação do Programa Curitiba Lê é importantíssimo. “Porque vem de diversas instituições governamentais e da sociedade civil, nacionais e internacionais, que voltam seu olhar para a importância da leitura na construção do país que almejamos, com menos desigualdades, sejam sociais ou culturais e mais consciência da população sobre seus potenciais de realização individual e coletiva”, disse.
Desde 2012, o ciclo “Palavra de Mulher” promove a leitura de textos de autoras brasileiras seguida de uma conversa livre sobre as impressões dos participantes. Neste período o projeto atendeu 2.684 pessoas em rodas de leitura na Casa da Leitura Dario Vellozo, no Instituto Municipal de Administração Pública, em unidades da Fundação de Ação Social, em grupos de idosos, associações comunitárias, instituições de ensino para jovens e adultos, escolas e bibliotecas das redes Estadual e Municipal de ensino.
Entre as obras escolhidas estão contos, poemas e peças de dramaturgia de Cecília Meirelles, Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Lívia Garcia-Roza, Sônia Coutinho, Hilda Hilst, Márcia Denser, Luci Collin, Cora Coralina, Roza Amanda Strausz, Beatriz Bracher, Verônica Stigger, entre outras.
Sobre o prêmio – O Prêmio Vivaleitura tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura em território nacional. É uma iniciativa dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana. O Prêmio integra as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
O ciclo Palavra de Mulher conta com a parceria das mediadoras Diamila Medeiros e Iamni Reche, suporte dos agentes administrativos Vagner Custódio e João Henrique de Moraes, acompanhamento da gerente das Casas da Leitura da FCC, Patrícia Wohlke e supervisão da coordenadora de Literatura Mariane Torres.
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista
- 09/07/2025 - Doe um agasalho, pague meia e assista à estreia de Superman nos cinemas da Prefeitura
- 09/07/2025 - No mês de férias, mais de 20 atrações literárias ocupam Casas da Leitura em Curitiba