10.04.2017Abril é o mês do chorinho com espetáculos gratuitos e debates

A Capela Santa Maria ficou lotada, neste fim de semana, na homenagem à Chiquinha Gonzaga e ao ‘chorão’ curitibano Wilson Moreira pela Orquestra à Base de Corda. O grupo abriu a programação de chorinhos deste mês em Curitiba.

O Grupo de Choro Folha Solta será a próxima atração do mês, no dia 18, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. No dia 22, na Boca Maldita, será a vez da Grande Roda de Choro com diversos músicos da cidade.

No dia 23, a festa segue no Largo da Ordem, com apresentação do conjunto Choro e Seresta e Convidados. O grupo é uma tradição em Curitiba. Há 43 anos, se apresenta todos os domingos na Feirinha do Largo da Ordem, cartão-postal de Curitiba e núcleo de referência do choro na cidade.

O conjunto Choro e Seresta é formado por João Luís (pandeiro), Jonas Lopes (cavaco/bandolim), Lucas Melo (violão 7 cordas), Daniel Miranda (sax e clarinete) e Clayton Silva (flauta transversal).

O compositor curitibano Wilson Moreira voltará a ser homenageado no dia 28, no Auditório do Conservatório de MPB, também pelo grupo Choro e Seresta.

A Orquestra À Base de Corda fecha o mês no dia 29, no Conservatório de MPB, com o espetáculo 170 anos de Chiquinha Gonzaga.

Fim de semana

A Orquestra à Base de Corda, que se apresentou na Capela Santa Maria, tem direção de arte de João Egashira e direção artística do cavaquinhista Julião Boêmio.

Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a orquestra foi criada por Roberto Gnattali em 1998. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, possui formação instrumental com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão.

A pianista e professora Maria Helena Pessoa ficou encantada com o concerto do fim de semaana. "Os músicos são excelentes, a música é agradável, faz um bem pra gente", disse ela, que estava acompanhada do marido, o médico Roberto Pinotti. "A gente sente a vibração da música em cada um deles. Eles tocam a alma da gente", disse Pinotti.

A professora Nelly Souza disse que a obra de Chiquinha Gonzaga é inspiradora pela força em romper preconceitos. “E também pela riqueza melódica e poética que apresenta”, disse. “O concerto também emocionou pelas composições de Wilson Moreira, linda homenagem ao choro curitibano", disse Nelly, acompanhada do marido, José Rogério Robert, e da filha, Cecilia.

Os amigos Cleiton Camargo Batista, Nicole da Silva Tovarnitechi e Luisa Roxo são servidores públicos e dedicaram a noite de sexta-feira para ver o concerto. “Adoro a Chiquinha Gonzaga. Atraente é uma das minhas composições favoritas, está no Top 10”, elogiou Nicole.

Programação completa do Mês do Choro

Grupo de Choro Folha Solta

Terça-feira (18), às 20h

Local: Auditório da Escola de Música e Belas Arte do Paraná (Rua Francisco Torres, 253, Centro)