26.10.2010Abertas as inscrições para a 29ª Oficina de Música

Diversas vertentes da música voltarão a tomar conta da cidade, com a 29ª edição da Oficina de Música de Curitiba, que acontece de 9 a 29 de janeiro de 2011, sob o patrocínio da Petrobras. As inscrições para os cursos podem ser feitas até o próximo dia 30 de novembro, no site www.oficinademusica.org.br. Promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, a Oficina é um dos maiores eventos de música da América Latina e recebe todos os anos um contingente de alunos de todo o Brasil e de outros países, na procura de aperfeiçoamento com renomados professores brasileiros e estrangeiros.

A 29ª Oficina de Música, que tem como tema "Celebrando as comunidades", oferece cursos divididos nas áreas erudita e antiga, popular brasileira, música e tecnologia e música latino-americana, além de cursos que serão desenvolvidos nas Ruas da Cidadania. Os concertos e performances dos participantes ocupam salas, teatros e espaços urbanos, transformando a cidade em um grande palco para atrações nacionais e internacionais.

O tema desta edição, "Celebrando as comunidades", é uma referência à diversidade de países e culturas que se encontram na Oficina de Música. "Durante 20 dias, mais de 1.500 estudantes de diversas áreas musicais e professores vindos de todos os continentes encontram em Curitiba um local para aprender, ensinar e compartilhar suas experiências, reunidos em uma confraternização única na cidade", diz a diretora geral da Oficina de Música, Janete Andrade. De acordo com a diretora da Oficina, "a música é o veículo ideal para homenagear a diversidade e a importância que essas mesmas comunidades representam na história e no patrimônio da cidade de Curitiba".

Na fase erudita, a Oficina contará com grupos residentes, como a Orquestra do Algarve (Portugal) e o Fry Street Quartet (Estados Unidos). Nesta primeira etapa também será comemorado o centenário de morte de Gustav Mahler. Na segunda fase, além de diversos cursos e atrações da música popular brasileira, há o núcleo dedicado à música latino-americana, que nesta edição traz alguns dos grandes talentos da música do Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

O corpo docente é formado por renomados músicos internacionais. Grande parte dos professores está vindo à Oficina de Curitiba pela primeira vez. É o caso de Krassimir Dzhambazov e Emil Chitakov (violinos), da Bulgária; Karl Tomlin (viola), da Inglaterra; Andrea Lisak (violoncelo), do Canadá; Jeff Bradetich, Gudrun Raschen (contrabaixo), Todd Sheldrick (trompa) e Scott Natzke (trompete), dos Estados Unidos; Jennifer Campbell (harpa), da Escócia; Luiz Miguel Garcia (flauta transversal), da Espanha; David Fresquet (oboé), da França; Fausto Córneo (clarinete), da Itália; Joaquim Moita (fagote), de Portugal; Beata Bilinska e Piotr Zukowski (piano), da Polônia; além dos brasileiros Léo Gandelman (saxofone), João Luiz Areias (trombone) e Paulo Martelli (violão).

Na fase de MPB, também são muitas as novidades. O núcleo de sopro está praticamente todo renovado, com a vinda de Alexandre Ribeiro (clarinete), Hector Costita (saxofone), Luiz Cláudio Faria (trompete), Matias Capovilla (trombone) e Márcia Fernandes (flauta doce). Pela primeira vez também estarão Fernando Demarco (baixo elétrico e acústico), Dino Rangel (guitarra), Marcel Powell (violão), Fábio Torres (piano), Tatiana Parra (canto), Siba e Antonio Nóbrega (música nordestina), entre outros.

Como em anos anteriores, haverá um núcleo de música e tecnologia, com a participação desta vez de Mário Manga (oficina de trilhas) e Christian Lohr (professional situations), da Alemanha. Outro estrangeiro na MPB será Marco Fada, da Itália, responsável pelo curso "Percussão no mundo". No núcleo de música latino-americana estarão Rafael Santa Cruz (Peru), Edmar Castaneda (Colômbia), Aquiles Baez (Venezuela) e Álvaro Montenegro (Bolívia), que farão as oficinas de instrumentos típicos, como cajon peruano, cuatro, maracás e harpa colombiana.

Inscrições para a 29ª Oficina de Música de Curitiba, promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio da Petrobras.

Período de inscrições: até 30 de novembro de 2010, no site www.oficinademusica.org.br

Valores: R$ 100 (um curso), R$ 150 (dois cursos), R$ 180 (três ou mais cursos distribuídos nas duas fases), R$ 50 (minioficinas), R$ 30 (cursos infantis) e R$ 10 (cursos nas Ruas da Cidadania).