Notícias
26.04.2018Abelhas sem ferrão são tema de encontro na Capela Santa Maria
Na tarde desta quarta-feira (25/4) a Capela Santa Maria Espaço Cultural recebeu mais uma edição do Projeto Nós e o Meio Ambiente. O tema do encontro foi o projeto Jardins de Mel, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O auditório da Capela recebeu dezenas de pessoas interessadas em conhecer mais sobre as abelhas nativas e sobre as propriedades do mel produzido por elas. Não eram só adultos que estavam na plateia. Crianças, acompanhadas dos pais, não só assistiram como interagiram, fazendo diversas perguntas.
A palestra foi ministrada por Felipe Thiago de Jesus, idealizador do projeto Jardins de Mel. Ele apresentou ao público a importância e os benefícios das abelhas nativas. Felipe ainda apresentou as diversas variedades das abelhas sem ferrão, as características das colmeias, bem como os benefícios do mel e da própolis para a saúde.
A professora Flávia Cristina de Castilhos levou os filhos, João, de 10 anos, e Lucas, de 6 anos, para conhecerem as características das abelhas sem ferrão e incentivá-los a perderem o medo pelo inseto. “Quando eu soube do encontro, resolvi nos inscrever. Durante a palestra, meu filho mais velho disse que o medo de abelha já tinha ido embora”, afirmou Flávia.
“Foi legal. O Felipe (idealizador do projeto) explicou muito bem e foi suficiente para tirar o meu medo. Eu aprendi que as abelhas não existem para nos picar, mas que elas são responsáveis por fazer o bem por meio da polinização”, contou João.
Felipe contou que o sonho da sua vida era colocar as abelhas nativas no Jardim Botânico de Curitiba para que mais pessoas pudessem conhecer os benefícios. “O prefeito Rafael Greca, com a sua visão e sensibilidade, percebeu a importância desse projeto e está nos apoiando para realizarmos com o máximo de resultado possível. Eu me sinto privilegiado por ter o apoio do prefeito e pela visão tão nobre dele”, afirmou.
No final do evento, os participantes provaram o mel de abelha Jataí.
Jardins de Mel
O objetivo do projeto implantado pela Prefeitura de Curitiba desde setembro do ano passado é trazer de volta as abelhas polinizadoras das plantas nativas.
A vitrine do Jardins de Mel fica no Parque Barigui e outras caixas de colmeias de abelhas nativas estão no Jardim das Sensações (Jardim Botânico), na Casa de Acantonamento do Zoológico de Curitiba, no Bosque Reinhard Maack (Hauer), Museu de História Natural do Capão da Imbuia, Solar do Rosário e Parque Tingui.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas