15.10.2021A música pede passagem com música clássica nas Ruas da Cidadania

Em meio à agitação da Rua da Cidadania do Carmo, na Regional Boqueirão, os primeiros acordes de violino anunciavam que algo diferente estava para começar. A apresentação de um quarteto de cordas com a soprano Luciana Melamed, nesta quinta-feira (14/10), encantou o público que circulou pelo lugar.

“Era para ser mais um dia comum de trabalho, mas o concerto foi um momento especial, ainda mais nesse tempo de pandemia e com todos os contextos que estamos vivendo, um concerto assim renova as forças”, comentou Célia Cristina Bueno, pedagoga de referência do Núcleo de Educação da Regional Boqueirão.

Foi a primeira de uma série de apresentações grátis de música clássica nas regionais da cidade, com o projeto Composições Paranaenses: a Música Pede Passagem, que envolve músicos da Camerata Antiqua de Curitiba e da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Projeto leva música clássica gratuita às Ruas da Cidadania

Com apoio dos Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba, os concertos vão acontecer em mais nove Ruas da Cidadania (programação abaixo).

Com direção artística de Vitor Andrade, na Rua da Cidadania do Carmo foram apresentadas obras de Bento Mossurunga (1879-1970), Henrique de Curitiba (1934-2008) e Alceo Bocchino (1918-2013).

O vendedor de salame Orlei Machado foi surpreendido com a música.

“Isso é vida. Ouvi de longe e segui o som procurando, aqui encontrei tranquilidade e paz”, comentou Orlei Machado.

Alunos do Nosso Canto, projeto de canto coral da Fundação Cultural de Curitiba nas Regionais Administrativas e funcionários do Colégio Estadual Pio Lanteri estavam na plateia.

Há três anos aluna no Nosso Canto, a estudante de música Jaquelini Cardoso Gomes não frequentava um espaço cultural desde antes da pandemia, mas se sentiu segura para dar esse primeiro passo.

“Nada se compara a assistir a algo presencialmente e ter o privilégio de ouvir esses compositores tão incríveis e com músicos tão bons aqui no nosso bairro”, comemorou Jaquelini.

Composições Paranaenses: a Música Pede Passagem é um projeto produzido por meio da lei municipal de acesso à cultura da Fundação Cultural e da Prefeitura de Curitiba, com incentivo do Colégio Positivo.

“Cada lugar tem a sua característica e esperamos um público diferente, e nessa primeira apresentação as pessoas estavam calorosas e animadas para ouvir compositores que são da nossa terra”, comentou Vitor, no desfecho do dia.

Próximas apresentações

19/10 – Rua da Cidadania do Fazendinha, às 16h
21/10 – Rua da Cidadania Matriz, às 15h
26/10 – Rua da Cidadania do Cajuru, às 15h